O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Finge. Finge 209(3).

Nas orações: 3202, 3206, 3212.

  1. [3202](Cap. 209) Como este bemauenturado padre chegou ao porto de Finge onde estaua a nossa nao, & do que passou até yr ver el Rey do Bungo â cidade Fucheo.
  2. [3206](Cap. 209) Chegados ao rio de Finge, onde a nao estaua surta, foy recebido nella com todas as mostras de alegria quantas se lhe puderaõ fazer, & se lhe desparou a artilharia toda por quatro vezes, em que se tiraraõ sessenta & tres tiros de berços, & falcoens, & camellos, & todos, ou os mais com pilouros & rocas, os quais, por causa das cõcauidades que auia nas serras, fizerão hum grandissimo estrondo.
  3. [3212](Cap. 209) Padre bonzo do Chem ahicogim, a tua boa vinda â minha terra seja tão agradauel ao teu Deos quãto lhe satisfaz o louuor dos seus santos, por Quamsio nafama, que mandey a essa nao fuy certificado da tua chegada de Omanguche a Finge, de que fiquey tão contente quanto todos os meus de mim te diraõ, pelo que te rogo muyto, ja que me Deos não fez dino de te poder mandar, que por satisfazeres a este meu desejo com que minha alma te ama, me queiras bater antes que venha a menham ao postigo da casa em que te espero, ou me mãdes que eu te importune sem esquiuança de brados, com pedir de joelhos prostrado por terra ao teu Deos, que eu confesso ser Deos de todos os deoses, & milhor dos milhores, que viue nos ceos, que pelos gemidos da tua doutrina manifeste aos inchados do tempo quanto cõ pobreza lhe agrada a tua santa vida, paraque a cegueyra dos filhos de nossa carne se não enganẽ cõ as falsas promessas do mundo, & de tua saude me mãda dizer paraque durma contẽte no repouso da noite até que os gallos me espertẽ, & digão que vens por caminho.

(2) Objecto geográfico interpretado

Porto (rio). Parte de: Bungo.

Referente contemporâneo: Hiji, Japan (AS). Lat. 33.370810, long. 131.530250.

Reino, cidade. Situo em 33° 22′ N, 129 33′ E para a cidade. GT: Hirado 33º 21′ N, 129º 32′ E.

Voltar ao índice de entidades