O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Firando. Firãdo 225(1).

Nas orações: 3581.

  1. [3581](Cap. 225) Ajuntouse tambem a isto virlhe hũa carta pela via de Firãdo, que hum Guilherme Pereyra lhe trouxe de Malaca, pela qual teue nouas que viera hum seu irmão deste reyno, por nome Ioaõ Nunez por Patriarca do Preste Ioaõ, o que tambem fez nelle hum grande abalo, por lhe parecer que indo com elle faria là na Etiopia muyto mais fruyto que aly, onde estaua jà desenganado que por entaõ se perdia o tempo & o trabalho; porem este seu bom intento tambem não teue effeito, por ser o imperio do Preste naquelle tempo senhoreado del Rey de Zeila com fauor do Turco, & elle se recolher com poucos dos seus âs serras de Tigremahom, onde morreo de peçonha que Mouros lhe deraõ.

Firando 66(1), 208(4).

Nas orações: 804, 3186, 3189, 3191, 3194.

  1. [804](Cap. 66) Concluyda assi esta briga, se fez inuentayro do que o junco dos inimigos trazia, & foy aualiada a presa em oitenta mil taeis, de que a mayor parte era prata de Iapaõ que o cossayro tinha tomado em tres jũcos de mercadores que vinhão de Firando para o Chincheo; de modo que só nesta embarcaçaõ trazia este cossayro cẽto & vinte mil cruzados, & no jũco que se foy ao fũdo disseraõ que trazia quasi outro tanto, de que muytos dos nossos ficaraõ bem magoados.
  2. [3186](Cap. 208) Mas como o intento deste bemauẽturado padre foy sempre augmentar o santo nome de Christo entre a gẽte mais nobre, por lhe parecer que dahy resultaria mais facilmente a conuersaõ do pouo miudo, determinou de se passar daly a algũs dias ao reyno de Firando, que era adiante para o Norte cem legoas, como fez quando lhe pareceo tempo.
  3. [3189](Cap. 208) Passados poucos mais de vinte dias despois que o padre chegou ao reyno de Firando, lhe pareceo bem palpar toda a gentilidade, para ver qual terra acharia mais acomodada a seu intento.
  4. [3191](Cap. 208) A este padre Cosme de Torres deixou agora o padre mestre Francisco neste reyno & cidade de Firando, & acompanhado destoutro padre Ioaõ Fernandez se partio para a cidade do Miocoo, que he no mais oriental de toda a ilha Iapaõ, porque foy informado que ahy residia dassento o seu Cubumcamaa que he o supremo no seu sacerdocio, & com elle outras tres dignidades que se intitulão em Reys, das quais cada hũa por sy distintamente entende no gouerno da justiça, & da guerra, & no bem da Republica, no qual caminho passou muytos & muyto grãdes trabalhos pela aspereza assi das serranias como do tempo em que foy que era já no inuerno, & em clima de quarẽta graos, onde os frios, as chuuas, & os ventos saõ de maneyra que não ha quẽ os possa sofrer, & elle hia muyto falto do que era necessario, assi para isto, como para sustentar a vida, & em alguns passos que estauão pelos caminhos, em que os estrangeyros não podião passar sem pagarem hum certo tributo, elle porque não leuaua cõ que o pagasse passaua por homẽ de pè de algum homem nobre que no caminho se lhe offerecia, pelo qual lhe era necessario, para poder passar em saluo, aturar o andar da caualgadura daquelle a quem acompanhaua.
  5. [3194](Cap. 208) E vendo o padre o pouco fruito que fazia nella, por não gastar o tẽpo debalde, se passou desta cidade do Miocoo para a do Sicay, que era daly dezoito legoas, & aly se tornou a embarcar para o reyno de Firando, onde deixara o padre Cosme de Torres, no qual se deteue mais algũs dias, porẽ estes não os gastou em descãçar dos trabalhos passados, mas em se offerecer a outros mayores de nouo.

(2) Objecto geográfico interpretado

Reino (cidade). Parte de: Iapaõ.

Referente contemporâneo: Hirado, Japan (AS). Lat. 33.368530, long. 129.552470.

Reino, cidade. Situo em 33° 22′ N, 129 33′ E para sinalar a cidade. GT Hirado 33º 21′ N, 129º 32′ E.

Voltar ao índice de entidades