O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Gangitanou. Gangitanou 73(2).

Nas orações: 878, 880.

  1. [878](Cap. 73) Do que Antonio de Faria passou atê chegar à serra de Gangitanou, & da disforme gente com que ahy fallou.
  2. [880](Cap. 73) Em passar esta serra, que seria de quarenta & cinco atê cinquenta legoas, pusemos seis dias de caminho, & no fim delles entramos noutra serra não menos agreste que esta por nome Gangitanou, & daquy por diante toda a mais terra he muyto montuosa, agra, & quasi intratauel, & tão fechada de aruoredo, que por nenhum caso lhe podia o sol cõmunicar os seus rayos, nem a sua quentura.

(2) Objecto geográfico interpretado

Serra. Parte de: Asia Oriental.

Serra. FMP diz que se chega aos seis dias de percorrer a serra de Botinafau. Está despovoada em noventa léguas e habitada além das montanhas pelos Gigahuos. Seguindo o rio volvem sair à enseada do Nanquim. GT inclina-se a identificar com a serra que atravessa o rio Hun na região de Liau Tung. Pela descrição de FMP que fala de terra despovoada parece referir-se ao conjunto das montanhas de Changbai, das que a serra de Quianshan são uma parte. Dado que também não está
claro em GT se se refere apenas ao Quianshan ou a todo conjunto de Changbai a partir de Liau Tung inclino-me, seguindo a leitura de FMP, cara a uma identificação mais ampla. Uma consulta aos topónimos de rios no GK amostra claramente o termo ‘gang’ como sufijo recorrente e mais significativo na hidronímia da Coreia. Não obstante a serra que vai de oeste a leste no sentido do rio Amnokgang desde a Baía de Coreia (desde 40ºN, 125º E cara a 41º N, 127º E) é chamada Gangnamsamaek no GK (‘samaek’ é forma transparente para ‘serra’ pelo que apenas ficaria Gangnam para singularizar estas montanhas). Ainda mais ao N e na mesma serra temos a cidade de Ganggye (40º 58’ N, 126º 35’ E) como entidade de povoação mais relevante.

Voltar ao índice de entidades