O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Angenia. Angenia 172(1).

Nas orações: 2582.

  1. [2582](Cap. 172) E auendo já quasi dous meses que estauamos neste porto fazendo pacificamente nossas mercancias na terra, veyo ter a ella por mandado del Rey de Demaa, Emperador de toda a ilha da Iaoa, Angenia, Bale, & Madura, cõ todas as mais ilhas deste arcipelago, hũa molher que se chamaua Nhay Pombaya; dona viuua de quasi sessenta annos de idade, a qual vinha de sua parte dar recado ao Tagaril Rey da Çunda, que tambem era seu vassallo como os mais Reys desta monarchia, paraque pessoalmẽte, em termo de més & meyo fosse ter com elle â cidade de Iapara onde então se fazia prestes para yr sobre o reyno de Passeruão.

Angenio 189(1).

Nas orações: 2826.

  1. [2826](Cap. 189) Affirmão algũs que tem dentro em sy quatrocentos mil fogos, dos quais os cem mil saõ de naçoẽs estrãgeyras de muyto diuersas partes do mundo, porque como este reyno he muyto rico em si & de grãdissimo trato para todas as prouincias & ilhas da Iaoa, Baile, Madura, Angenio, Borneo, & Solor, não ha anno que não naueguẽ de mil jũcos para cima, a fora outros nauios pequenos de que todos os rios & portos estão sempre occupados.

(2) Objecto geográfico interpretado

Ilha. Parte de: Insulíndia.

Reino, ilha. GT regista um porto de Angénia como Anjer, ou Anger para a que dá coordenadas 6º 10 S 105º 56 E. FMPP (vol 3., p. 228-9) indica como mais provável a ilha de Lombok, identificada nos mapas antigos como Amjane, Anjano ou Amgeane. O contexto sugere uma ilha em Iaoa a par de Bali e Madura. 8º 30 S, 116º 20’ E.

Voltar ao índice de entidades