O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Ierusalem. Ierusalem 4(1), 5(1), 20(1).

Nas orações: 48, 56, 226.

  1. [48](Cap. 4) Ella nos recebeo com muyta alegria, & nos disse: a vinda de vosoutros, verdadeyros Christaõs, he ante mym agora taõ agradauel, & foy sempre tão desejada, & o he todas as horas destes meus olhos que tenho no rosto, como o fresco jardim deseja o borrifo da noite, venhais embora, venhais embora, & seja em tão boa hora a vossa entrada nesta minha casa, como a da Raynha Ilena na terra santa de Ierusalem.
  2. [56](Cap. 5) E leuamos com nosco o Vasco Martins de Seixas co presente & carta que a Mãy do Preste Ioão mandaua ao Gouernador, & leuamos tambem hum Bispo Abexim, que vinha para vir a este reyno, & daquy yr a Santiago de Galiza, & a Roma, & dahy a Veneza, para dahy se passar a Ierusalem.
  3. [226](Cap. 20) Deylhe tãbem conta das muytas & varias naçoẽs de gentes que habitão ao longo daquelle Oceano, & do rio Lampom, donde o ouro de Menancabo vay ter ao reyno de Cãpar pelos rios de Iambee & Broteo, no qual os naturaes desta terra affirmão, pelo que lem nas suas Chronicas, que estiuera hũa casa de contrato da Raynha Sabà, donde algũs presumẽ que hum seu feitor por nome Nausem lhe mandara hũa grande soma de ouro, que ella despois leuou para o templo de Ierusalem, quando foy ver a el Rey Salamão, donde dizem que veyo prenhe de hum filho, que despois soccedeo por Emperador da Ethiopia, a que cà o vulgar chama Preste Ioaõ, & de que esta naçaõ Abexim se honra muyto.

(2) Objecto geográfico interpretado

Cidade. Parte de: Asia.

Referente contemporâneo: Jerusalem, Israel (AS). Lat. 31.750000, long. 35.000000.

Cidade.

Voltar ao índice de entidades