O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Malacou. Malacou 150(1), 155(1), 190(1).

Nas orações: 2116, 2206, 2855.

  1. [2116](Cap. 150) O Chircaa de Malacou, com outro apar, a que não soube o nome, estes ambos vinhaõ em cada hum seu elifante com jaezes & cadeyras de chaparia douro, & colares de pedraria ao pescoço.
  2. [2206](Cap. 155) Apos este successo ficou a cousa quieta por espaço de doze dias em que nos de fora não ouue nenhum rebuliço, & neste tempo hum capitão dos quatro principais da cidade por nome Xemim Meleitay, temendo o que geralmente já todos temião, que era não poderem escapar a este inimigo que os tinha cercados, se carteou secretamente com elle, com partido de o deixar liuremente possuyr seu estado, & lhe não tocasse em casa de nenhum seu familiar, & o fizesse no reyno Pegù Xemim de Ansedaa cõ toda a renda que nelle tiuera o Bainhaa de Malacou, que eraõ trinta mil cruzados, & que elle lhe entregaria a cidade dandolhe entrada nella por hũa porta que tinha a seu cargo.
  3. [2855](Cap. 190) Pelo qual me parece bem & muyto necessario ao seu seruiço que vòs senhor Xemim brum vos vades logo sem esperardes mais hum momento meter com a vossa gente dentro em Dalaa, & vosso cunhado Bainhâ Quem, cos seus quinze mil homẽs em Digum, & o capitão Gibray, & o Mompocasser com trinta mil em Ansedaa & Danapluu, & o Ciguamcão com vinte mil homẽs desde Xaraa ate Malacou, & o Quiay Brazagaraõ cos seus irmãos, cunhados, & mais parentes vá por fronteyro mòr sobre todos, com hũ campo de cinquenta mil homẽs, para com elles & com sua pessoa prouer os lugares que tiuerem necessidade.

(2) Objecto geográfico interpretado

Senhorio (senhorio). Parte de: Pegù.

Voltar ao índice de entidades