O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Miaygimaa. Miaygimaa 132(1), 133(1), 218(1).

Nas orações: 1803, 1805, 3439.

  1. [1803](Cap. 132) Nós com este aluoroço leuamos logo as amarras, & nos fomos co batel pela proa meter em hũa calheta que a terra fazia da banda do Sul, onde estaua hũa grande pouoação que se dezia Miaygimaa, da qual logo nos vierão a bordo muytos paraoos com refresco que lhe compramos.
  2. [1805](Cap. 133) Naõ auia indu bem duas horas que estauamos surtos nesta calheta de Miaygimaa, quando o Nautoquim principe desta ilha de Tanixumaa se veyo ao nosso junco acompanhado de muytos mercadores & de gente nobre, cõ grande soma de caixoẽs cheyos de prata para fazer fazenda.
  3. [3439](Cap. 218) Illustre & de magestade muyto rica senhor Visorrey dos limites da India, leão espantoso nas ondas do mar, por força de naos & de bombardas grossas, eu Yacataa andono Rey do Bungo, de Facataa, de Omanguche, & da terra de ambos os mares, senhor dos Reys pequenos das ilhas da Tosa, Xemenaxeque, Miaygimaa, te faço saber por esta minha carta que ouuindo eu os dias passados o padre Frãcisco Chenchicogim praticar da noua ley do criador de todas as cousas que ás gẽtes de Omanguche andaua pregando lhe promety em segredo fechado em meu coração que tornãdo elle a este meu reyno tomaria de sua mão o nome & a agoa do santo bautismo, inda que a nouidade de tamanho abalo me pusesse em discordia cõ meus vassallos, & elle me prometeo tambẽ que dandolhe Deos vida tornaria muyto cedo, & porque esta sua tardança se estẽdeo mais do que minha esperança cuydaua, quis lâ mandar este homẽ a saber delle & de vossa senhoria a causa que lhe impede a sua vinda.

(2) Objecto geográfico interpretado

Cidade (povoação). Parte de: Tanixumaa.

Voltar ao índice de entidades