O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Pacão. Pacão 92(1), 94(2), 96(1).

Nas orações: 1129, 1160, 1165, 1180.

  1. [1129](Cap. 92) Daquy nos partimos ja quasi solposto, & fomos ao outro dis â vespera surgir entre duas cidades pequenas defronte hũa da outra pouco mais de hum quarto de legoa, que era a distancia da largura do rio, hũa por nome Pacão, & outra Nacau, & ambas de pequenos em fora, muyto nobres & bem cercadas de lagias de cantaria muyto largas & fortes.
  2. [1160](Cap. 94) Os outros dous seus irmãos mais moços, que se chamauão Pacão & Nacau, fundarão despois outras duas cidades, aque tambem puserão os seus proprios nomes.
  3. [1165](Cap. 94) Das mais grandezas desta insigne cidade direy a seu tempo, porque isto que agora contey assi de corrida, foy somente para dar hũa breue relaçaõ da origem & fundação deste imperio, & do primeyro que fundou esta cidade do Pequim, metropoli com razão, & com verdade de todas as do mundo, na grandeza, na policia, na abastança, na riqueza, & em tudo o mais quanto se pode dizer ou cuydar, & tambem para dar conta da fundação & principio da segunda cidade deste grande imperio que he a do Nanquim, como ja disse, & destoutras duas de Pacão & Nacau, de que atras tenho contado, nas quais ambas jazem estes dous seus fundadores em tẽplos muyto nobres & ricos, nũas sepulturas de alabastro verde & branco guarnecidas douro, postas sobre leoẽs de prata, com muytas alampadas ao redor, & perfumadores de muytas diuersidades de cheyros.
  4. [1180](Cap. 96) Partidos nós destas duas cidades de Pacão & Nacau, & seguindo nossa viagem pelo rio acima assi presos como tenho dito, chegamos a outra cidade que se chamaua Mindoo, pouco mayor que cada hũa destoutras, na qual para a parte do sertão espaço de meya legoa estaua hum muyto grande lago de agoa salgada, em que auia muyto grande soma de marinhas, o qual nos affirmaraõ os Chins que enchia & vazaua da propria maneyra que o faz o mar, estando pela terra dentro mais de duzentas legoas, & que rendia todos os annos para o Rey da China só do terço que deste sal lhe pagauão, cem mil taeis: & que a fora estes lhe rendia mais esta cidade outros cẽ mil taeis dos teares da seda, da canfora, do açucar, da porcelana, do vermelhão, & do azougue, das quais cousas nos disserão que auia aquy grandissima quantidade.

(2) Objecto geográfico interpretado

Cidade. Parte de: China.

Voltar ao índice de entidades