O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Paneticão. Paneticão 26(2), 31(1).

Nas orações: 300, 306, 358.

  1. [300](Cap. 26) Da armada que o Achem mandou contra el Rey de Aarû, & do que lhe socedeo chegando ao rio de Paneticão.
  2. [306](Cap. 26) Este tyrãno Rey Achem foy aconselhado pelos seus, que se queria tomar Malaca, por nenhũa maneyra o poderia fazer cometendoa de mar em fora, como ja por seis vezes tinha tentado no tẽpo de dom Esteuão da Gama, & de outros Capitaẽs atras passados, senão com se fazer primeyro senhor deste reyno de Aarù, & se fortificar no rio de Paneticão, donde as suas armadas podiaõ continuar de mais perto a guerra que lhe pretendia fazer, porque então ficaua muyto pouco custoso fechar os estreitos de Cincapura & de Sabaom, & tolher que as nossas naos passassẽ ao mar da China, & Çũda, & Bãda, & Maluco, por cujo respeito poderia tambem facilmente auer á mão toda a drogaria daquelle arcipelago, para ficar assi effeituado o nouo contrato que por meyo do Baxà do Cayro tinha assẽtado co Turco.
  3. [358](Cap. 31) Eu teu cõjunto na carne & sangue te faço saber por meu Embaixador, que os dias passados da setima Lũa deste nouo anno em que agora viuemos, veyo a mym com grande afronta & trabalho a nobre viuua Anchesiny Raynha de Aarù, & com rosto triste, & olhos chorosos, prostrada por terra me disse, rasgando as faces com suas vnhas, que teus Capitaẽs lhe tinhão tomado seu reyno, com ambos os rios de Laue, & Paneticão, & morto Alibomcar seu marido, com mais cinco mil Amborrajas, & Ouroballoẽs, gente principal que comsigo tinha, & catiuas tres mil crianças que nunca peccarão, as quais cingidas com cordas, & com as mãos atadas continuamente açoutauão muyto sem piedade, como que foraõ filhos de mãys infieis, pelo qual mouido eu teu irmão á proximidade, que o santo Alcoraõ nos ensina & nos obriga, a recebi debaixo do emparo de minha verdade, para assi mais seguro me poder informar da rezão ou justiça que para isso podias ter, & achando eu em seu juramento não teres nenhũa, a receby por molher, paraque assi liuremente lhe possa allegar com direyto sua aução diante de Deos.

(2) Objecto geográfico interpretado

Rio. Parte de: Aarù.

Voltar ao índice de entidades