O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Põte de Lima. Ponte de Lima 140(1).

Nas orações: 1943.

  1. [1943](Cap. 140) E tendo jâ determinado de nos mandar soltar, assi pelo que este homem lhe tinha dito, como pelo que o Broquem lhe escreuera, chegou ao porto hum Chim cossayro com quatro jũcos, a que el Rey daua colheyta em sua terra, por lhe dar a metade das presas que trouxesse da China, & por esta causa era muyto valido com elle & com todos os grandes da terra, o qual por nossos peccados era o mayor inimigo que os Portugueses tinhão naquelle tempo, por hũa briga que os nossos tiuerão cõ elle o anno dantes no porto de Lamau, na qual foy capitão hum Lançarote Pereyra natural de Ponte de Lima, em que lhe queimaraõ tres juncos, & lhe mataraõ duzentos homẽs.

Põte de Lima 80(1), 221(1).

Nas orações: 964, 3480.

  1. [964](Cap. 80) Despois de serem enterrados estes defuntos, nos fomos apousentar num charco dagoa, no qual estiuemos até quasi a menham com medo dos tigres, daquy seguimos nosso caminho contra o Norte, por matos & brenhas taõ espessas, que em algũas partes as passauamos cõ muyto trabalho, assi caminhamos tres dias até chegarmos a hũ esteyro, sem nunca até então auermos vista de pessoa algũa, & cometendo passalo a nado, os primeyros quatro que se lãçaraõ a elle, que foraõ tres portugueses & hum moço, se afogarão logo, porque como hião ja muyto fracos & debilitados, & o esteyro era largo, & a corrẽte da agoa grande, naõ os ajudou a força dos braços a remar mais que atè hũ terço do rio: estes Portugueses todos tres erão homẽs muyto hõrados, & dous delles irmaõs, hum por nome Belchior Barbosa, & o outro Gaspar Barbosa, & o terceiro era primo destes, & se chamaua Frãcisco Borges Cayeiro, & todos tres naturaes de Põte de Lima, & de muyto boas partes, assi no esforço, como no mais preço de suas pessoas.
  2. [3480](Cap. 221) Auia aly hum homem hõrado & de boa geraçaõ, chamado Lançarote Pereyra, natural de Põte de Lima, este, dezião que dera hũs mil cruzados em ruyns fazendas fiados a huns Chins homẽs de pouco credito, os quais se lhe leuantaraõ com a fazenda, sem lhe mais darem o retorno della, nem elle ter mais nouas delles, pelo qual, querendose elle satisfazer desta perda nos que lhe não tinhaõ culpa, ajuntou para isso hũs quinze ou vinte Portugueses ociosos & de mà consciencia, & quiçà de pior siso, & deu hũa noite em hũa aldea daly duas legoas, que se dezia Xipatom, & roubou nella dez ou doze lauradores que ahy viuiaõ, & lhes tomou a todos as molheres & os filhos, com morte de treze pessoas sem razão, nem causa algũa justa que para isso tiuesse.

(2) Objecto geográfico interpretado

Vila. Parte de: Portugal.

Referente contemporâneo: Ponte de Lima, Portugal (EU). Lat. 41.767190, long. -8.583930.

Vila. 41° 46′ N, 8° 35′ W.

Voltar ao índice de entidades