O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Quitiruão. Quitiruão 39(1), 181(4), 182(1).

Nas orações: 464, 2686, 2688, 2689, 2690, 2700.

  1. [464](Cap. 39) E como Antonio de Faria de sua natureza era muyto curioso, trabalhou por saber desta gẽte que naçoẽs habitauão o sertão daquella terra, & donde procedia a origem daquelle grande rio, & elles lhe disseraõ que a origem do rio procedia de hum lago que se chamaua Pinator, que demoraua a leste daquelle mar duzentas & sessenta legoas, no reyno de Quitiruão, o qual lago estaua cercado de grandes serranias, & no pè dellas ao longo da agoa auia trinta & oito pouoaçoẽs, das quais as treze somente eraõ grandes, & todas as mais muyto pequenas, mas que sô em hũa destas grandes por nome Xincaleu auia hũa tamanha mina douro, que se affirmaua pelo dito dos moradores da terra, que se tiraua cada dia della hum bar & meyo de ouro, que pela valia da nossa moeda vem ser por anno vinte & dous milhoẽs douro, na qual mina quatro senhores tinhão parte, tão cubiçosos em tanta maneyra, que continuamẽte andauão em guerras hũs cos outros, sobre qual delles a auia de senhorear toda, & que hum destes por nome Rajahitau tinha no patio das suas casas em jarras metidas na terra ate o gargallo seiscentos bares douro em pò, como o de Menancabo da ilha Çamatra, & que se trezentos homẽs dos da nossa naçaõ o cometessem com cem espingardas, que sem duuida nenhũa serião senhores delle.
  2. [2686](Cap. 181) E auendo pouco mais de hum mês que estaua nesta cidade esperando pela monção da China para me yr para Iapaõ em companhia de outros seis ou sete Portugueses que para là hião, com cem cruzados de emprego, que os dous com que viera de Çunda me tinhão emprestado, chegou noua certa a el Rey de Siaõ, que então estaua nesta cidade de Odiaa com toda sua corte, que o Rey do Chiammay confederado cos Timocouhós, cos Laos, &cos Gueos, (que saõ quatro naçoẽs de gentes que contra o Nordeste senhoreaõ a mayor parte deste sertão, por cima do Capimper, & Passiloco, & saõ todos senhores absolutos sem darem obediencia a ninguem, muyto ricos & poderosos, & de grandes estados) tinhão posto cerco â cidade de Quitiruão, & morto o Oyaa Capimper fronteyro mór daquella arraya cõ mais de trinta mil homẽs.
  3. [2688](Cap. 181) Passados os doze dias do termo, el Rey se partio com hum exercito de quatrocentos mil homẽs, em que entrauão setenta mil estrangeyros de diuersas naçoẽs, embarcados em tres mil seroos, & laulees, & jangâs, & aos noue dias da sua viagem chegou a hũa villa que estaua na arraya por nome Suropisem, doze legoas da cidade de Quitiruão que os inimigos tinhão cercada, onde se deteue mais sete dias, esperando por quatro mil elifantes que lhe vinhão por terra; dentro no qual tempo teue nouas que a cidade estaua em grande aperto, assi pela banda do rio que os inimigos tinhão tomado com duas mil embarcaçoens, como pela da terra na qual auia hũa grande soma de gente de que o numero se não sabia em certo, mas pelo que se via delle se esmaua em trezentos mil homens, de que se affirmaua que os quarenta mil eraõ de cauallo, mas que não tinhão elifantes, com a qual noua el Rey se deu muyta pressa, & fazendo ressenha geral de toda a sua gente se achou com quinhentos mil homens, porque muytos se lhe vieraõ ajuntando pelo caminho despois que partio, & cõ quatro mil elifantes, & duzentas carretas de artilharia de campo.
  4. [2689](Cap. 181) E com este exercito se abalou deste lugar de Suropisem, & fez seu caminho para Quitiruão, tomando as jornadas de sós quatro legoas por dia, & ao terceyro chegou a hum valle que se dezia Siputay, legoa & meya dõde os inimigos estauão.
  5. [2690](Cap. 181) E posta em ordenança toda esta copia de gente & elifantes pelos mestres do campo que eraõ dous Turcos & hum Portuguez por nome Domingos de Seixas, seguio seu caminho para Quitiruão, onde chegou antes que o sol saisse, & como neste tempo os inimigos estauão ja prestes, & sabião por suas espias o poder & determinação que trazia este Rey de Sião, o esperaraõ no campo confiados nos quarenta mil de cauallo que tinhaõ: & tanto que ouueraõ vista delle, moueraõ fechados em doze batalhas, de quinze mil homẽs cada hũa, todos muyto luzidos & bem concertados, & dando logo a sua dianteyra em que vinhaõ os quarenta mil cauallos, na dianteyra del Rey de Sião, em que vinhaõ sessenta mil de pé, em menos de hum quarto de hora a desbaratou com morte de tres principes que nella hião.
  6. [2700](Cap. 182) E porque jâ neste tẽpo era entrada de inuerno, & auia algũs chuueyros, & a gente começaua a adoecer, el Rey se veyo retirando para a cidade de Quitiruão, onde se deteue mais vinte & tres dias, nos quais a acabou de fortificar de muros & cauas muito largas & fundas.

(2) Objecto geográfico interpretado

Reino. Parte de: Indico Oriental.

Referente contemporâneo: Kamphaeng Phet, Thailand (AS). Lat. 16.483440, long. 99.521530.

FMP menciona no capítulo 181 que estando em Odiaa, o reino de Sião é atacado por povos do nordeste, cercando a cidade de Quitiruão e matando o Oyaa Capimper. O tempo em chegar de Odiaa a Quitiruão (nove dias) assim como o feito de seguirem o rio, favorece a identificação de Flores e Breazeale (FMPP: vol. 3, p. 238) como provável.16º 28’N, 99º 30’E.

Voltar ao índice de entidades