O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Saleyjacau. Saleyjacau 40(1).

Nas orações: 468.

  1. [468](Cap. 40) Partidos nòs deste rio de Pullo Cambim, nauegamos ao longo da costa do reyno de Champaa atè hũa bahia que se chamaua Saleyjacau, dezassete legoas adiante para o norte, na qual entramos, & por não vermos ahy cousa de que lançar mão, nos tornamos a sayr ja quasi sol posto, sem fazermos mais que ver & contar os lugares que estauão ao longo da agoa, que por todos eraõ seis, cinco pequenos como aldeas, & hum que parecia de mais de mil casas, cercado de grande aruoredo, com muytas ribeyras de agoa doce que decião do aro da serra, a qual lhe ficaua nas costas da banda do Sul a modo de muro, & não tratamos então de subir a ella, por não amotinarmos a terra.

(2) Objecto geográfico interpretado

Baía. Parte de: Champaa.

Baia. GT: difícil, possível Fanthit. Charles Wheeler (FMPP: vol. 3, p. 82) identifica mais ao norte, na região de Quảng Ngãi a partir da referência de Pulo Cambimcomo Cù Lao Xanh. FMP situa
Saleyjacau a dezassete léguas ao norte de Pullo Cambim, que situo no esteiro do Mekong. Seguindo a possível identificação, dou como possível, considerando também a descrição de FMP para Toobasoy, uma zona perto de Vung Tau.

Voltar ao índice de entidades