O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Sampitay. Sampitay 91(2), 92(1).

Nas orações: 1105, 1108, 1128.

  1. [1105](Cap. 91) Como chegamos a hũa cidade que se dezia Sampitay, & do que passamos com hũa molher Christam que achamos nella.
  2. [1108](Cap. 91) Desta maneyra chegamos a hũa cidade que se chamaua Sampitay, na qual estiuemos cinco dias, por causa da molher do Chifuu que hia muyto doente.
  3. [1128](Cap. 92) Despois que partimos desta cidade de Sampitay, seguimos adiante por este rio da Batampina acima até hum lugar que se chamaua Lequimpau, de dez ou doze mil vezinhos, & de boa casaria, segundo as mostras de fora, & cercado de muro & barbacam com sua caua ao redor, junto da qual da banda de fora estaua hũa casa muyto comprida cõ trinta fornalhas por banda, em que fundião & apurauão grande soma de prata, que em carretas se trazia de hũa serra que estaua daly cinco legoas por nome Tuxenguim, & aquy nos disserão os Chins que nas minas della trabalhauão cõtinuamente passante de mil homẽs em arrancar prata, & que rendia todos os ãnos para el Rey dos Chins cinco mil picos de prata, & nos contarão mais outras particularidades curiosos de ouuir, que não escreuo por me temer que poderey ser proluxo.

(2) Objecto geográfico interpretado

Cidade. Parte de: China.

Voltar ao índice de entidades