O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Singapamor. Singapamor 128(2).

Nas orações: 1737, 1738.

  1. [1737](Cap. 128) E correndo por este esteyro a Leste, & a Lesnordeste, & em partes a Lessueste conforme âs quedas por onde a agoa fazia sua euasaõ, chegamos ao lago de Singapamor, que os naturais da terra nomeão por Cunebetee, que, segundo a enformação que nos derão, tinha em roda trinta & seys legoas, no qual vimos tanta diuersidade de aues de toda a sorte, que me não atreuo a podelo dizer.
  2. [1738](Cap. 128) Deste lago de Singapamor, que a natureza por obra admirauel abrio no coração desta terra, saem quatro rios muyto largos & fundos, hũ por nome Ventrau, que corta direyto a Oeste toda a terra do Sornau de Sião, & faz sua entrada no mar pela barra de Chiãtabuu, em vinte & seis graos.

Singuapamor 182(1).

Nas orações: 2699.

  1. [2699](Cap. 182) E auẽdo seis dias que já caminhaua pela terra dos inimigos, saqueãdo quãtos lugares achaua, sem querer que se desse vida a macho nenhum, chegou ao lago de Singuapamor, a que o comum da gẽte chama do Chiammay, no qual se deteue vinte & seis dias, nos quais tomou doze lugares muyto nobres & ricos & bem cercados de muros & cauas com seus baluartes ao nosso modo, mas tudo de tijolo & de taipa sem auer cousa nenhũa de pedra & cal, por se não custumar naquellas partes, nem artilharia, mais que somẽte berços & mosquetes de bronzo.

(2) Objecto geográfico interpretado

Lago. Parte de: Asia Oriental.

Voltar ao índice de entidades