O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Tagalaa. Tagalaa 148(1), 168(1), 190(1).

Nas orações: 2079, 2514, 2851.

  1. [2079](Cap. 148) Terceyra vez lhe mãdou cometer que se retirasse co seu campo para Tagalaa que era daly seys legoas, paraque se elle pudesse sayr liuremente cos seus, & que lhe largaria a cidade & o reyno com todo o tisouro que fora do Rey passado, ou lhe daria por elle tres contos douro, o que tambem lhe foy negado.
  2. [2514](Cap. 168) E sem fazerem mais detença despidio logo el Rey o Chaumigrem seu colaço, a que então deu titulo de Coutalanhaa, que he irmão del Rey, por yr mais honrado, o qual se partio com cem laulees de remo, em que foy a flor da gẽte Bramaa, com os noue defindores da eleição, & foy buscar o nouamẽte eleito ao lugar onde estaua, donde o trouxeraõ com muyta autoridade, & veneração; & chegando dentro de noue dias da sua partida, a hum lugar que se chamaua Tagalaa, cinco legoas desta ilha Mounay, el Rey em pessoa o foy buscar com todos os grãdes da corte, a fora a outra gente que era quasi infinita, em mais de duas mil embarcaçoẽs de remo.
  3. [2851](Cap. 190) E com isto se recolheo para hũa fortaleza que se dezia Tagalaa com determinaçaõ de se fazer nella forte pelo temor que tinha da gente porque o Rey morto estaua esperando, de que já auia nouas que era abalada da cidade Pegù.

(2) Objecto geográfico interpretado

Fortaleza (lugar). Parte de: Pegù.

Lugar, campo, fortaleza. Jacques Leider (FMPP vol. 3, p. 191): Taik-kala no Salween. FMP situa em Tagalaa o novo Rolim que vão buscar para levar a Mounay, sé da dignidade suprema dos sacerdotes do reino. De Mounay a Tagalaa vão em embarcações de remo, entende-se que seguindo o curso do rio, e volvem de volta passando por Martauão (cap. 168), a distância oferecida por Pinto de esta cidade (cap. 148) parece referir-se a um ponto no interior, ao que se chega por terra. Aproximado: Na região de Thaton, em 16º 55′ N, 97º 22′ E (cap. 148). Um lugar ao leste, pelo rio Salween (cap. 168).

Voltar ao índice de entidades