O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Timocouhós. Timocouhós 130(1), 181(1).

Nas orações: 1769, 2686.

  1. [1769](Cap. 130) Espantados nòs disto & preguntado o que era, nos foy respõdido por hũ dos orepos que aly estauão que era sacerdote, que o que tinhamos visto, & de que nos espantauamos, eraõ os oitẽta & tres deoses dos Timocouhós que el Rey, quando os desbaratara no campo, lhes tomara em hum grãde templo onde estauão, porque a mayor honra, & de que el Rey fazia mayor caso, era triumphar dos deoses de seus inimigos, que a seu despeito trazia catiuos, & pregũtandolhe nòs paraque os tinhão aly presos, nos responderão que para quando entrasse na cidade de Huzanguee, para onde estaua de caminho, os mãdar leuar arrastando por aquellas cadeas com que estauão presos para triumpho da victoria que alcançara delles.
  2. [2686](Cap. 181) E auendo pouco mais de hum mês que estaua nesta cidade esperando pela monção da China para me yr para Iapaõ em companhia de outros seis ou sete Portugueses que para là hião, com cem cruzados de emprego, que os dous com que viera de Çunda me tinhão emprestado, chegou noua certa a el Rey de Siaõ, que então estaua nesta cidade de Odiaa com toda sua corte, que o Rey do Chiammay confederado cos Timocouhós, cos Laos, &cos Gueos, (que saõ quatro naçoẽs de gentes que contra o Nordeste senhoreaõ a mayor parte deste sertão, por cima do Capimper, & Passiloco, & saõ todos senhores absolutos sem darem obediencia a ninguem, muyto ricos & poderosos, & de grandes estados) tinhão posto cerco â cidade de Quitiruão, & morto o Oyaa Capimper fronteyro mór daquella arraya cõ mais de trinta mil homẽs.

Timocouhos 131(1).

Nas orações: 1785.

  1. [1785](Cap. 131) Apos estes sacerdotes, mais atras hum pequeno espaço hião quarenta carros com duas badas em cada carro, cheyos até cima de infinidade de armas, com muytas bandeyras a rasto, & noutros vinte carros que tras estes hião pela mesma maneyra vinhão hũas arcas muyto grandes chapeadas de ferro, em que se dezia que vinha o tisouro dos Timocouhos, & nesta ordem hia tudo o mais de que elles custumão a fazer caso nos triũphos destas entradas, como forão duzentos elifantes armados com castellos & panouras de guerra, que saõ as espadas que leuão nos dentes quãdo pelejão, & hũa grande soma de cauallos com sacas de caueyras & de ossos de gente morta.

Tinocouhós 129(1).

Nas orações: 1752.

  1. [1752](Cap. 129) Daquy se partiraõ logo ao outro dia pela menham cedo, & foraõ dormir a hũa cidade que se dezia Tinamquaxy, na qual forão ambos visitar hũa tia del Rey, senhora della, que lhes fez bom gasalhado, & lhes deu por noua que el Rey seu sobrinho era ja vindo da guerra dos Tinocouhós, & muyto contente do bom successo que nella tiuera, & outras particularidades que folgarão muyto de saber, principalmente quando lhes disse que el Rey despois de despidida toda a gente que trouxera comsigo, se passara aforrado a Fanaugrem, onde auia ja quasi hum mès que estaua occupado em caças & pescarias, & com tenção de yr inuernar a Huzamguee, que he a metropoli deste imperio Cauchim.

(2) Objecto geográfico interpretado

Nação. Parte de: Asia.

Voltar ao índice de entidades