O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Xamoy. Xamoy 55(3).

Nas orações: 665, 667, 672.

  1. [665](Cap. 55) E perguntados estes oito pescadores que portos auia por aquella costa atê o Chincheo, onde nos parecia que podiamos achar algũa nao de Malaca, nos disseraõ que daly a dezoito legoas estaua hum rio muyto bom, & de bom surgidouro, que se dezia Xinguau, onde cõtinuamẽte auia muytos juncos que carregauão de sal, de pedrahume, de azeite, de mostarda, & de gergelim, no qual bẽ largamente nos podiamos aparelhar, & prouer de tudo o de que tiuessemos necessidade, na entrada do qual estaua hũa aldea pequena que se chamaua Xamoy, pouoada de pescadores, & de gẽte pobre, mas que daly a tres legoas pelo rio acima estaua a cidade onde auia muyta seda, almizcre, porcelanas, & outras sortes de fazendas que de veniaga se leuauão para diuersas partes.
  2. [667](Cap. 55) Aquella noite seguinte tomamos hum paraoo de pescadores, & lhe perguntamos que juncos estauão dentro, quantos eraõ, & que gẽte tinhaõ, & outras cousas que fazião a nosso caso, a que responderaõ que là encima na cidade aueria obra de duzentos jũcos somẽte, porque os mais eraõ ja partidos para Ainão, & Sumbor, & Lailoo, & outros portos da Cauchenchina, mas que aly na pouoaçaõ de Xamoy podiamos estar seguros, onde nos venderião todo o mantimẽto que ouuessemos myster.
  3. [672](Cap. 55) Aly foy buscado todo o junco, & não se achou nelle mais fazenda que arroz somente, que aly no porto de Xamoy se estaua vendendo, de que a mayor parte se lançou no mar, por ficar o junco mais boyãte, & menos perigoso para a nossa viagem.

(2) Objecto geográfico interpretado

Porto (aldea, povoação). Parte de: Xingrau.

Lugar pequeno. GT: na foz do rio que identifica como possível com Matshé, na península de Lei-Chau. Jin Guoping (FMPP: vol. 3, p. 98): Amoy. Segundo Pinto, Xamoy fica na foz do rio Xinguau, e de Xamoy há uma cidade a três léguas que Guoping identifica com Yuegang. Possível: Amoy. 24º 29′ N, 118º 06′ E.

Voltar ao índice de entidades