O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Xingrau. Xingrau 55(1).

Nas orações: 654.

  1. [654](Cap. 55) Como nos partimos desta ilha dos ladroẽs para o porto de Liampoo, & do que passamos atè chegarmos a hum rio que se dizia Xingrau.

Xinguau 55(1).

Nas orações: 665.

  1. [665](Cap. 55) E perguntados estes oito pescadores que portos auia por aquella costa atê o Chincheo, onde nos parecia que podiamos achar algũa nao de Malaca, nos disseraõ que daly a dezoito legoas estaua hum rio muyto bom, & de bom surgidouro, que se dezia Xinguau, onde cõtinuamẽte auia muytos juncos que carregauão de sal, de pedrahume, de azeite, de mostarda, & de gergelim, no qual bẽ largamente nos podiamos aparelhar, & prouer de tudo o de que tiuessemos necessidade, na entrada do qual estaua hũa aldea pequena que se chamaua Xamoy, pouoada de pescadores, & de gẽte pobre, mas que daly a tres legoas pelo rio acima estaua a cidade onde auia muyta seda, almizcre, porcelanas, & outras sortes de fazendas que de veniaga se leuauão para diuersas partes.

(2) Objecto geográfico interpretado

Rio. Parte de: China.

Rio. GT: possível, o Matshé, na península de Lei-Chau. Jin Guoping (FMPP: vol. 3, p. 97): possível, Jiulongjiang. Foz em 24º 26′ N, 117º 50′ E.

Voltar ao índice de entidades