O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Arquico. Arquico 4(1), 5(2).

Nas orações: 53, 54, 55.

  1. [53](Cap. 4) A todos quatro nos mandou dar vinte oqueaas douro, que saõ duzentos & quarẽta cruzados, & mãdou tambem hum Naique com vinte Abexins que nos veyo guardando dos ladroẽs, & prouendonos de mãtimẽto & caualgaduras ate o porto de Arquico onde as nossas Fustas estauão & o Vasco Martins de Seixas trouxe hum presente rico de muytas peças de ouro para o Gouernador da India, o qual se perdeo no caminho, como logo se dirá.
  2. [54](Cap. 5) Como nos partimos do porto de Arquico, & do que nos soccedeo cõ tres vellas de Turcos que topamos.
  3. [55](Cap. 5) Tornados nos ao porto de Arquico onde achamos os nossos companheiros, despois de estarmos aly mais noue dias acabando de espalmar as fustas, & prouellas do necessario, nos partimos hũa quarta feira seys dias do mes de Nouembro do anno de 1537.

Arquîco 4(1).

Nas orações: 37.

  1. [37](Cap. 4) Daqvy desta paragem nos partimos para Arquîco, terra do Preste Ioaõ, a dar hũa carta que Antonio da Sylueira mandaua a hum Anrique Barbosa feitor seu, que là andaua auia tres annos por mandado do Gouernador Nuno da Cunha, o qual com quarenta homens que trazia comsigo escapara do aleuantamento de Xael, onde catiuaraõ dom Manoel de Meneses, com mais cento & sessenta Portugueses, & tomarão quatrocentos mil cruzados, & seis naos Portuguesas, que forão as que Soleymão Baxá Visorrey do Cayro leuou cos mantimentos & muniçoẽs da sua armada, quando no anno de mil, quinhentos & trinta & oito veyo pór cerco á fortaleza de Diu, por lhas o Rey de Xael mandar ao Cayro com sessenta Portugueses de presente, & dos mais fez esmola ao seu Mafamede, como cuydo que as historias que tratão da gouernança de Nuno da Cunha diraõ largamente.

(2) Objecto geográfico interpretado

Porto. Parte de: Etiopia.

Referente contemporâneo: Hirgīgo, Eritrea (AF). Lat. 15.537740, long. 39.452940.

Porto, terra. FMP: Terra e porto de Arquico, na terra do Preste Ioão. Encyclopedia Aethiopica s.v. Ḥərgigo : Porto localizado na beira oposta ao porto de Massawa, no Mar Vermelho. Situo, com valor de região, a partir da vila de Arkiko. 15° 32′ N, 39° 27′ E

Voltar ao índice de entidades