O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Canafama. Canafama 209(1), 211(1), 223(1).

Nas orações: 3220, 3249, 3518.

  1. [3220](Cap. 209) Aquy chegou o Quamsy andono capitão da Canafama por mãdado del Rey, & trouxe hũas andas em que o padre fosse, as quais elle naõ quis aceitar por nosso respeito, & daquy abalou a pé para o paço acõpanhado de muyta gente nobre & dos trinta Portugueses todos, cõ mais de outros tãtos moços nossos muyto bẽ tratados, & cõ cadeas douro ao pescoço, o padre leuaua hũa loba de chamalote preto sem agoas cõ hũa sobrepeliz encima, & hũa estola de veludo verde cõ seu sauastro de brocado, o nosso capitaõ hia cõ hũa cana na mão como porteyro mór, & cinco dos mais hõrados & ricos, & de milhor nome leuauaõ certas peças nas mãos como criados seus, hũ leuaua hũ liuro metido nũ saco de citim brãco, outro hũas chinelas de veludo preto que entre nós se acharaõ, outro hũa cana de bẽgala cõ hũ castro douro, outro hum retabolo de N. Senhora nũ enuoltorio de damasco roxo, outro hũ sõbreyro de pè pequeno, & assi cõ esta ordẽ & cõ este aparato passamos pelas principais noue ruas da cidade, onde auia tanta quantidade de gente, que atè por cima dos telhados tudo era cheyo.
  2. [3249](Cap. 211) E estranhandolhe algũas vezes isto alguns dos seus mais familiares, dizendolhe que parecia aquillo algum tanto esquiuança, lhe respondeo hum dia, peçouos irmaõs meus em Christo nosso Senhor que nũca ao jantar espereis por mim, nem me tenhais nessa parte em conta de viuo para me agasalhardes, porque vos affirmo em boa verdade que receberey disso muyto grande desgosto, porque sabey que o bãquete em que mais me deleito, & de que tenho mais gosto he ver rẽderse hũa alma a quem a remio, & confessar pela boca o que oje cõfessou Saquay giraõ principal bonzo de Canafama, o qual despois de conceder o que antes negaua, se pos em joelhos com as mãos leuantadas no meyo da praça que estaua cheya de gente, & perante todos disse chorando, a ty Eterno Iesu Christo Filho de Deos se rende a minha alma, & confesso aquy com a boca o que tenho fixo em meu coraçaõ, pelo que requeyro a todos quãtos me ouuem que digaõ às gentes com quem fallarem que me perdoẽ por quantas vezes lhes preguey por verdade o que agora estou vendo & entendendo que he falsidade & mentira.
  3. [3518](Cap. 223) Surtos nos pela misericordia de Deos na bahia da cidade Fucheo de que jà atras fiz menção muytas vezes, que he a metropoly do reyno do Bungo, & onde agora florece a principal Christandade de todo o Iapaõ, se assentou, por parecer dos mais que fosse eu à fortaleza de Osquy, onde tiuemos por nouas que el Rey então estaua, & ainda que eu algum tanto arreceaua esta ida, porque a terra a este tẽpo estaua aleuantada, todauia me foy forçado aceitala, por mo pedirem todos geralmente com muyta efficacia, & fazendome logo prestes com mais quatro cõpanheyros que leuey comigo, despois que receby hum presente que dom Francisco capitão da nao mandaua a el Rey que valeria quinhentos cruzados, me party da nao, & desẽbarcãdo no caiz da cidade me fuy a casa do Quansio andono almirãte do mar, & capitão de Canafama, o qual me recebeo cõ mostras de muyto gasalhado, que algũ tanto me desaliuou do receyo que leuaua.

Canafamaa 200(1).

Nas orações: 3045.

  1. [3045](Cap. 200) Tanto que a menham foy clara os aleuantados todos, que neste tempo serião ainda mais de dez mil, despois de roubarẽ toda a cidade, se diuidiraõ em duas batalhas, & se vieraõ retirando para hum teso que se dezia Canafamaa, no qual se fizeraõ fortes, com tenção de fazerem Rey que os gouernasse, porque já neste tempo o Fucarandono era morto de hũa lançada que lhe atrauessou a garganta, & assi todos os mais seus parentes, que foraõ os que deraõ principio a este diabolico aleuantamento.

(2) Objecto geográfico interpretado

Teso (teso). Parte de: Iapaõ.

Voltar ao índice de entidades