O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Çatão. Çatão 150(1), 190(5), 191(2), 193(2), 194(2), 198(1).

Nas orações: 2118, 2848, 2849, 2852, 2863, 2865, 2866, 2909, 2919, 2921, 2922, 2982.

  1. [2118](Cap. 150) E tras estes dous vinhaõ o Bainhaa Brajaa, & o Chaumalacur, & o Nhay Vagarù, & o Xemim Ansedaa, & o Xemim de Çatão, & o Xemim Guarem filho do Moncamicau Rey do Iangomaa, & o Bainhaa de Laa, & Raja Sauady, & o Bainhaa Chaque, Gouernador do reyno, & o Dambambuu senhor de Merguim, & Raja Sauady, irmão del Rey de Berdio, & o Bainhaa Basoy, & o Coutalanhameydoo, & o Monteo de Negrais, & Chircaa de Coulaam.
  2. [2848](Cap. 190) E auendo ja seis ou sete que aly estaua, foy auisado que o Xemin de çatão, que era capitão de hũa cidade deste nome, que estaua daly cinco legoas, mandara em segredo hũa grande soma douro ao Xemindoo, & lhe fizera menagem daquella cidade, cõ a qual noua o Rey Bramaa ficou algum tanto embaraçado, & cuydando comsigo no meyo que teria para atalhar aquelle mal que se lhe aparelhaua, mandou chamar o Xemim de Çatão, que então estaua na cidade de que era capitão, com proposito de lhe mandar cortar a cabeça, o qual deitandose na cama, & fingindo que estaua doente, lhe respondeo, que como se pudesse leuãtar elle iria logo, & sospeitando, como homem culpado, o paraque era mãdado chamar, deu conta deste negocio a dez ou doze irmãos & parentes seus que aly tinha comsigo, os quais assentaraõ todos que pois não auia outro meyo mais certo de se saluarẽ que matarem el Rey, que logo sem mais detença o pusessem por obra, & ajuntando logo todos com muyto segredo & pressa todos os seus apaniguados, sem lhes declararem o para que era aquella junta, ajuntaraõ tambem outra algũa gente que trouxerão a si com muitas promessas que lhe fizerão, & de todos juntos fizerão hũa companhia de seiscentos homens.
  3. [2849](Cap. 190) E tendo por nouas que el Rey estaua então aposentado nas casas de hum pagode, deraõ nellas com muito impeto, em que a fortuna os fauoreceo de tal maneira que o acharão occupado em hũa necessaria, onde o matarão logo muito a seu saluo, & se vierão retirando todos juntos para hum terreyro que estaua fora, no qual, por que jâ a este tempo auia aluoroço na gente da guarda, & a traição era sentida dos que vigiauão, tiuerão hũa grãde briga por espaço de quasi meya hora, em que morreraõ de ambas as partes oitocentos homẽs, de que a mayor parte foraõ Bramaas; & retirandose o Xemim de Çatão cõ obra de quatrocentos dos seus, se foy marchando para hum lugar grande que se dezia Poutel, onde logo se veyo para elle toda a gente daquella comarca, a qual sabendo da morte do Rey Bramaa, a quem todos tinhão grandissimo odio, formou hũ grosso corpo de cinco mil homẽs, & se sahio em busca de tres mil Bramaas que o Rey aly trouxera comsigo, os quais jà a este tempo andauão espalhados por muitas partes, como pasmados & fora de si, pelo qual facilmente foraõ todos mortos naquelle mesmo dia, sem a nenhum se dar a vida, entre os quais foraõ tambem mortos oitenta Portugueses de trezentos que Diogo Soarez aly tinha comsigo, o qual cõ os mais que ficaraõ viuos se entregaraõ a partido por não terem outro remedio, & se lhes outorgou a vida com condiçaõ & juramento que lhe derão, que daly por diante seruiriaõ lealmente o Xemim de Çatão como a seu proprio Rey.
  4. [2852](Cap. 190) Dantre aquelles Bramaas que o Xemim de Çatão tinha morto, escapou a caso hum, o qual inda que muyto ferido se lançou ao rio, & passando a nado á outra parte caminhou sem parar toda aquella noite & a outra seguinte com medo dos Pegùs, & ao terceyro dia chegou a hum campo que se dezia Coutasarem pouco mais de hũa legoa da cidade, no qual já achou o Chaumigrem colaço del Rey alojado com hum exercito de cento & oitẽta mil homẽs, dos quais sós os trinta mil eraõ Bramaas, & todos os mais eraõ Pegùs, & estaua ja de caminho para se partir como quebrasse a força da calma, que poderia ser daly a duas horas, & lhe deu conta da morte del Rey, & de tudo o mais que era passado.
  5. [2863](Cap. 190) E tomando conselho sobre o que farião de sy, assentaraõ, que pois não auia Rey natural, & a terra estaua jâ despejada da gente Bramaa, de se passarem para o Xemim de Çatão, & assi o fizeraõ logo, o qual os recebeo com muyto aluoroço & contentamento, & lhes prometeo muytas merces, & muytas honras & acrecentamentos no reyno tanto que o tempo desse de sy mais quietaçaõ.
  6. [2865](Cap. 191) Do que socedeo no tẽpo deste Rey Xemim de Çatão, & de hum caso abominauel que aconteceo a Diogo Soarez.
  7. [2866](Cap. 191) Avendo ja tres meses & noue dias que este tyranno Xemim de Çatão estaua pacifico Rey nesta cidade & reyno de Pegù, & sem receyo nem contradição de pessoa algũa, começou a distribuir indeuidamente, & fazer merce a quem queria dos beẽs que eraõ da coroa, donde se recreceraõ grandes escandalos, que foraõ causa de auerem muytas brigas & discordias entre muytos senhores, os quais por esta razão, & pela pouca justiça que o tyranno tinha no que fazia, se foraõ para diuersas terras, & reynos estranhos, & outros se passaraõ para o Xemindoo, o qual jâ neste tempo começaua a ter algum pequeno de nome, porque despois de fugido da batalha passada com os seis de cauallo, como atras disse, foy ter ao reyno de Ansedaa, onde pela efficacia dos seus sermoẽs, & pela autoridade de sua pessoa, aquirio a sy hũa grande quantidade de gente, & com o fauor & ajuda destes senhores que se passaraõ para elle, ajuntou hum corpo de sessenta mil homens, com os quais se veyo chegando para o Meidoo, onde dos naturais da terra foy bem recebido.
  8. [2909](Cap. 193) Como o Xemindoo veyo sobre o Xemim de Çatão, & o que dahy socedeo.
  9. [2919](Cap. 193) E determinado neste parecer, se fez logo prestes para o pòr por obra, & dahy a dous dias hũa antemenham sahio por cinco portas com oitenta mil homẽs que inda então tinha cõsigo, & arremetendo aos inimigos com grande furia, & grandes estrondos de vozes & gritas, elles, que não estauão descuydados os vieraõ receber cõ muyto esforço, & entre todos se trauou hũa briga taõ cruel, & pelejada com tanta vontade, que em espaço de pouco mais de hora & meya que a mayor força della durou, morrerão de ambas as partes passante de quarenta mil homẽs, no fim do qual tẽpo o Xemim de Çatão nouo Rey foy derrubado do elifante em que andaua de hũa arcabuzada que lhe deu hum Portuguez por nome Gonçalo Neto natural de Setuuel, pela qual causa toda a mais gente se acabou de render, & a cidade se entregou a partido de lhe ficarem a todos saluas as vidas & as fazendas; & o Xemindoo entrou logo dentro nella, & no mesmo dia se coroou por Rey de Péguu na varella grande, hum sabado vinte & tres dias de Feuereyro do anno de 1551. E ao Gonçalo Neto pelo que fizera mandou dar vinte biças douro que saõ dez mil cruzados, & aos mais Portugueses, que eraõ oitenta, deu cinco mil cruzados, & lhes fez muytas honras, & deu muytas liberdades na terra, & lhes quitou por tres annos todos os direytos de suas fazendas, que despois se lhes guardou muyto inteiramente.
  10. [2921](Cap. 194) Vendose o Xemindoo coroado Rey em Péguu, & senhor pacifico de todo o reyno, ẽtrou em differẽtes pensamẽtos do que tiuera o Xemim de Çatão quãdo se vio no mesmo estado, porque este Xemindoo a cousa em que primeyra & principalmente entẽdeo foy em trabalhar todo o possiuel por cõseruar a Republica em paz & justiça cõ hũa tamanha quietaçaõ & inteireza, que nenhũ grande ousaua a leuãtar os olhos para nenhũ pequeno por muyto pequeno que fosse; & em tudo o mais que tocaua ao gouerno do reyno guardaua hũa tamanha virtude & verdade, que os estrangeyros que então aly se acharaõ, se espãntauão muyto, porque considerando bem a paz, quietaçaõ, & conformidade de todo pouo, era para causar espanto.
  11. [2922](Cap. 194) Correndo assi este reyno neste ditoso estado por espaço de tres annos & meyo, sendo informado o Chaumigrem colaço do Rey Bramaa que o Xemim de Çatão matou, como atras fica dito, que pelos aleuantamentos & guerras que despois da sua vinda ouuera em Péguu, era morta a principal gente do reyno, & que o Xemindoo que nelle então reynaua, estaua muyto falto de todos as cousas necessarias para a defensaõ delle, determinou tentar de nouo a mesma empresa em que antes, pelo successo da morte do seu Rey se tinha perdido.
  12. [2982](Cap. 198) Tanto que ao outro dia foy menham clara, se deraõ por toda a cidade grandes pregoẽs para que todo o pouo se achasse presente â morte deste desauenturado Xemindoo, Rey que fora de Pegû, & a razão porque o Bramaa isto fez foy, porque vendoo elles morto acabassem de desesperar de todo de o poderem ainda em algum tempo ter por Rey, como todos geralmente desejauão, & se pronosticauão, porque como elle era natural, & o Bramaa estrangeyro, temião grandemente que pudesse este Bramaa por tempo vir a ser tal como fora o passado, que o Xemim de Çatão matara, o qual em quanto reynou foy inimicissimo desta nação Pégua, & vsou cõ ella hũa tão desacustumada crueldade, que nũca passou dia que não mãdasse matar & degolar de quinhentos para cima, & às vezes quatro & cinco mil, & isto por casos muyto leues, & que por justiça, se fora verdadeyra, não merecião pena nenhũa.

Çataõ 193(1), 194(1), 204(1).

Nas orações: 2911, 2932, 3128.

  1. [2911](Cap. 193) Crecẽdo cada dia mais neste tyrãno & cubiçoso Rey Xemim de Çataõ as crueldades & as tyrannias que vsaua cõ todo o genero de gẽte, matãdo & roubando todos os dias toda a sorte de homem que lhe parecia que tinha dinheyro, ou cousa de que se pudesse lançar mão, veyo isto em tanto crecimento que se affirmou que em sós sete meses que pacificamente possuhio este reyno Pègù, matara seis mil mercadores & homẽs ricos, a fora senhores antigos que a modo de morgados possuhião os beẽs da coroa.
  2. [2932](Cap. 194) E ficãdo então o cãpo pelo Chaumigrẽ, elle naquelle pequeno espaço que ainda restaua do dia se coroou por Rey de Pègù, cõ as mesmas insignias reais de estoque, coroa, & cetro que foraõ do Rey Bramâ que o Xemim de Çataõ matara, & porque ja a este tẽpo era quasi noite se não entẽdeo em mais que na cura dos feridos, & na vigia do campo.
  3. [3128](Cap. 204) Este Diogo Soarez o Galego de que aquy se trata agora, he o mesmo de que eu deixo atras dito, que fora morto em Pégû por mãdado do Xemim de Çataõ, porẽ este successo que agora vou cõtando foy muito tẽpo antes da sua morte, & se eu tratey della antes deste successo, foy porque assi me foy forçado para a ordem da historia que hia contando.

çatão 190(1).

Nas orações: 2848.

  1. [2848](Cap. 190) E auendo ja seis ou sete que aly estaua, foy auisado que o Xemin de çatão, que era capitão de hũa cidade deste nome, que estaua daly cinco legoas, mandara em segredo hũa grande soma douro ao Xemindoo, & lhe fizera menagem daquella cidade, cõ a qual noua o Rey Bramaa ficou algum tanto embaraçado, & cuydando comsigo no meyo que teria para atalhar aquelle mal que se lhe aparelhaua, mandou chamar o Xemim de Çatão, que então estaua na cidade de que era capitão, com proposito de lhe mandar cortar a cabeça, o qual deitandose na cama, & fingindo que estaua doente, lhe respondeo, que como se pudesse leuãtar elle iria logo, & sospeitando, como homem culpado, o paraque era mãdado chamar, deu conta deste negocio a dez ou doze irmãos & parentes seus que aly tinha comsigo, os quais assentaraõ todos que pois não auia outro meyo mais certo de se saluarẽ que matarem el Rey, que logo sem mais detença o pusessem por obra, & ajuntando logo todos com muyto segredo & pressa todos os seus apaniguados, sem lhes declararem o para que era aquella junta, ajuntaraõ tambem outra algũa gente que trouxerão a si com muitas promessas que lhe fizerão, & de todos juntos fizerão hũa companhia de seiscentos homens.

(2) Objecto geográfico interpretado

Cidade. Parte de: Pegù.

Referente contemporâneo: Sittang, Myanmar [Burma] (AS). Lat. 17.454740, long. 96.882090.

Cidade. FMPP (vol. 4, p. 33): Sittang. GT s.v. Satang: Sittang em 17º 30’ N, 97º E.Aproximado.

Voltar ao índice de entidades