O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Cochim. Cochim 2(1), 12(1), 217(1), 223(1), 225(1).

Nas orações: 20, 127, 3414, 3520, 3582.

  1. [20](Cap. 2) As tres naos, despois de venderem aly bem suas fazendas, se foraõ para Goa, com sós os officiaes dellas, & a gente do mar, onde estiuerão mais algũs dias, ate que o Gouernador acabou de as despachar para Cochim, & dahi, tomada a carga, se tornarão todas cinco para o reyno, onde chegaraõ a saluamento, leuando tambem consigo em companhia outra nao noua que se fizera na India, por nome São Pedro, de que veyo por Capitão Manoel de Macedo que trouxe o Basilisco, a que câ chamaraõ o tiro de Diu, por se tomar ahy na morte do Soltão Baudur Rey de Cambaya, com mais outros dous do mesmo teor, os quais foraõ dos quinze que o Rumecaõ Capitão mor da armada do Turco trouxe de Suez no anno de 1534. quando deste reyno foy dom Pedro de Castelbranco nas doze Carauellas do socorro que partirão em Nouembro.
  2. [127](Cap. 12) E detendose inda o Visorrey aqui mais outros cinco dias prouendo algũas cousas necessarias ao estado da India, despidio daly donde estaua surto duas naos para o reyno, das quais eraõ Capitaẽs Martim Afonso de Sousa, & Vicente Pegado, & mandou nellas o Doutor Fernão Rodriguez de Castelbrãco Veador da fazenda, para lhes fazer em Cochim a carga da pimenta, & auiar o Gouernador passado Nuno da Cunha; que ja lá estaua auia dias na nao santa Cruz, mal desposto, & algum tanto descontente por se lhe não ter o respeito que elle esperaua, & que tinha para si que merecia por seus seruiços.
  3. [3414](Cap. 217) A nao em que hia este santo corpo chegou a Cochim a treze dias de Feuereyro do anno de 1554. & porque ja neste tempo os ventos Noroestes cursauaõ por mouçaõ tendente ao lõgo da costa, & a nao cõ todas as mais que vinhaõ de Malaca em sua cõserua, por o vẽto ser ponteyro, não podião surdir auante mais que somente hũa legoa ou duas por dia, bordejando às voltas cõ muyto trabalho, se assentou por parecer de todos os pilotos que o capitão mandasse recado ao collegio de São Paulo de Goa, paraque os padres prouessem dalgũa erabarcaçaõ de remo em que leuassem aquelle santo corpo, pois a nao não podia yr ter a Goa senão de 25. de Março por diante, que era o tẽpo em que naquelle anno cahia a somana santa, & porque nella celebraua a Igreija sagrada a memoria da paixão do Filho de Deos, não se podia então fazer este recebimento cõ a põpa & aparato que todos requerião.
  4. [3520](Cap. 223) Partido eu da cidade, cheguey o outro dia âs noue horas a hũ lugar que se dezia Fingau que seria hũ quarto de legoa da fortaleza de Osquy, donde por hũ dos Iapoẽs que leuaua comigo mandey dizer ao Osquim dono capitão della como eu era aly chegado, & que trazia hũa embaixada do Visorrey da India para sua alteza, pelo que lhe pedia me mandasse dizer quando queria que lhe fallasse; a que me elle respondeo logo por hũ seu filho, que a minha vinda cõ a de todos os meus cõpanheyros fosse muyto boa, & que jâ tinha mandado recado a el Rey à ilha do Xeque para onde fora ante menham cõ muyta gente a matar hũ grãde peixe, a que se não sabia o nome, que do centro do mar aly viera ter com outra grande soma de peixes pequenos, & que pelo ter cercado já num esteyro lhe parecia que não poderia vir senão de noite, mas que do que sua alteza lhe respondesse me mandaria logo recado, mas que entre tanto descançasse noutras casas milhores em que me mãdaua apousentar, onde seria prouido de tudo o necessario, porque toda aquella terra era tanto del Rey de Portugal como Malaca, Cochim, & Goa.
  5. [3582](Cap. 225) E socedendolhe nesse pouco que ainda lhe ficara do imperio hum seu filho mais velho que se chamaua Dauid, fez Patriarca a hũ Alexandrino que fora seu mestre o qual era cismatico, & taõ contumaz nos seus erros que pregaua publicamente que só elle naquella ley que seguia era o verdadeyro Christaõ, & naõ o Summo Pontifice, & desta maneyra se passaraõ os cinco annos das gouernanças de Francisco Barreto, & de dom Constantino em que nenhũa destas cousas ouue effeito, & os padres irmãos morreraõ ambos hum em Goa & outro em Cochim, sem ategora mais se effeituar cousa que tocasse á saluação dos Abexins, nem creyo que se effeituara se Deos nosso Senhor milagrosamente o não ordenar pelo mao vezinho que temos no Turco naquelle estreito de Meca.

Coochim 218(1).

Nas orações: 3440.

  1. [3440](Cap. 218) Pelo que senhor lhe peço, que em todo o caso por sy & por mim lhe rogue, jà que os Reys da terra o não podẽ mãdar, que se venha logo nesta primeyra mouçaõ, porque sua vinda a este meu reyno será de muito seruiço de Deos, & noua amizade co grande Rey de Portugal, paraque esta minha terra cõ a sua seja em amor fixo hũa só cousa, & os seus vassallos sejão frãqueados em todos os portos & rios onde surgirẽ, como no vosso Coochim onde estais.

(2) Objecto geográfico interpretado

Porto. Parte de: India.

Referente contemporâneo: Cochin, India (AS). Lat. 9.939880, long. 76.260220.

Porto. DHDP: um dos reinos independentes da costa malabar e primeiro grande porto português na Índia. GT não indica localização, situa entre Ernaculão (9º 59’ N) e Porakad (9º 23’N).

Voltar ao índice de entidades