O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Curia. Curia 3(1).

Nas orações: 24.

  1. [24](Cap. 3) Partidas ambas estas fustas desta fortaleza de Diu, & nauegando juntas em hũa conserua com tempo assaz forte, na despidida do inuerno, com grandes chuueyros, & contra monção, ouuemos vista das ilhas de Curia, Muria, & Abedalcuria, nas quais estiuemos de todo perdidos, sem nenhũa esperança de vida; & tornandonos, por não auer outro remedio, na volta do sudueste, prouue a nosso Senhor que ferramos a ponta da ilha Çacotorà, hũa legoa abaixo donde esteue a nossa fortaleza que dom Francisco d’Almeida, primeyro Visorrey da India fez, quando no anno de 1507. foy deste reyno, & aly fizemos nossa agoada, & ouuemos algum refresco, que por nosso resgate compramos aos Christãos da terra, que decendem daquelles que antiguamente o Apostolo São Tomè conuerteo nas partes da India, & Choromandel.

(2) Objecto geográfico interpretado

Ilha. Parte de: Arabia Felix.

Ilha. FMPP (vol. 4, p. 23; vol. 3, p. 38) s.v. Khûryân Muriân Islands, Curia Muria é um único topónimo para se referir a um grupo de ilhas perto da costa arábiga, Abedalcuria é identificada como ilha distinta, a Abd al-Kûrî, parte do arquipélago de Socotorá. Considerámos os seguintes dados:

1. Identificação de unidades: O avistamento de Curia, Muria e Abedalcuria é simultâneo, FMP está a se referir a um único arquipélago, pelo tanto há que situar nas mesmas coordenadas geográficas,  independentemente do número de ilhas que contenha. Isto é, há que optar pelo arquipélago de Khûryâ Muriya em 17º 30′ N, 56º E ou o de Abd al-Kûrî em 12º N, 52º E (a 370 milhas um do outro).

2. FMP parte de Diu para ir ao estreito da Meca. O arquipélago de Khûryâ Muriya supõe um desvio ao norte, no entanto Abd al-Kûrî cai na rota de entrada ao Mar Vermelho.

3. Quando menos gráfica e sintacticamente FMP distingue sem lugar a dúvidas três ilhas: Cúria, Muria e Abedalcúria. O arquipélago de Socotorá coincide com esta descrição pois são três ilhas pequenas que precedem  Socotorá. O feito de FMP distinguir três unidades parece aqui evidente. Não assim no arquipélago da costa arábica em 17º 30′ N, 56º no que se distinguem quatro o cinco unidades similares.

4. Ao avistar as ilhas FMP diz que tornam, isto é, mudam a direcção que levavam, dão volta. Este troco de sentido coincide com a posição da ilha de Abd al-Kûrî a respeito de Socotorá, supõe um retrocesso e o rumo oposto ao que tinham traçado. De situarmos no arquipélago Khûryâ Muriya da costa arábica, o rumo a Socotorá não supõe nenhuma volta nem retorno mas uma continuação na rota para entrar no estreito da Meca.

5. Finalmente é destacável a homofonia Abd al-Kûrî da maior das ilhas, não só com Abedalcúria, mas também com Curia. Pela contra, no arquipélago conhecido hoje em dia como Khûryâ Muriya não achámos nenhuma ilha que permita identificação por homofonia.

Concluo. FMP avista um único arquipélago nomeado de modo a indicar também o número de ilhas que o compõem: Curia, Muria e Abedalcuria. Refere-se, segundo a minha interpretação, a três ilhas a Leste de Socotorá, Abd al-Kûrî em 12º N, 52º E a maior e primeira desde o Oeste. Com Abedalcuria como provável, identifico Curia e Muria em sentido Leste – Oeste como possível. Uma outra possível identifação que não comprometeria a obriga de dar um nome a cada uma das ilhas seria registar uma única entrada Curia, Muria e Abedalcuria como arquipélago.

Voltar ao índice de entidades