O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Gigauhos. Gigaos 126(1).

Nas orações: 1712.

  1. [1712](Cap. 126) Apos isto lhe tornamos a preguntar pelo nome daquelle monstro, & nos disse que era, Pachinarau dubeculem pinanfaquè, o qual auia setenta & quatro mil annos que nacera de hũa tartaruga por nome Miganja, & de hũ cauallo marinho de cento & trinta braças de comprido, que se chatonua Tibremvucão, que fora Rey dos Gigaos de Fanjùs.

Gigauhos 73(3).

Nas orações: 881, 883.

  1. [881](Cap. 73) Esta serra dezia o Similau que em distancia de nouenta legoas não era pouoada, por carecer de sitios necessarios â agricultura, mas que somente nas faldras debaixo habitaua hũa disforme gente, que se chamauão Gigauhos, os quais viuendo seluaticamente se não sustentaõ de outra cousa senão só da caça do mato, & de algum arroz que de certos lugares da China por mercancia lhe leuauaõ mercadores de que fazião resgate a troco de pelles em cabello que lhes dauão.
  2. [883](Cap. 73) Espantado Antonio de Faria do muyto que disto & doutras cousas o Similau lhe dezia, & muyto mais destes Gigauhos, & da disformidade dos seus corpos, & mẽbros, lhe rogou que trabalhasse todo o possiuel por lhe mostrar algũ delles, porque lhe affirmaua que o prezaria mais que se lhe desse todo o tisouro da China, aque elle respondeo: Bem vejo senhor, quanto me isso importa, assi para me acreditar comtigo, como para tapar a boca aos murmuradores, que se acotouellão quãdo me ouuem, mas porque por hũa cousa creão a outra, antes que seja sol posto fallaràs cõ mais de hum par delles, com tal condiçaõ que não sayas em terra, como atégora tẽs feito, porque te não aconteça algum desastre, dos muytos que cada dia aquy acontecem a mercadores que querem passarinhar por matos alheyos, porque te afirmo que com ninguẽ estes Gigauhos trataõ verdade, assi pela não mamarem no leite, como por sua natureza robusta & ferina os inclinar a se manterem de carne & sangue como qualquer destes bichos do mato.

(2) Objecto geográfico interpretado

Reino. Parte de: Asia Oriental.

Gentílico. Gigahuos (cap. 73) são as gentes que habitam as faldras da serra de Ganginatou, possivelmente uma parte ou o conjunto da grande serra que divide a actual Coreia da China. O gentílico Gigaos (cap. 126) refere-se a um reino: ‘Rey dos Gigaos de Fanjus’.

Voltar ao índice de entidades