O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Madel. Madel 50(3), 52(2).

Nas orações: 601, 602, 605, 624, 634.

  1. [601](Cap. 50) Do que socedeo a Antonio de Faria ate surgir em Madel, porto da ilha de Ainão, onde se encontrou com hum cossayro, & do que passou com elle.
  2. [602](Cap. 50) Vellejando nós daquy deste porto & rio de Mutepinão coa proa ao norte, pareceo bem a Antonio de Faria tornar a demandar a costa de Ainão em busca de hum rio que se dezia Madel, com determinação de ahy ás mares abicar o junco grande em que hia, por lhe fazer muyta agoa, ou se prouer, a troco do que quer que fosse, de outro milhor & mais estanque.
  3. [605](Cap. 50) E auendo ja algũs dias que continuaua com assaz de trabalho nesta enseada da Cauchenchina, estando nòs hum dia do nacimento de nossa Senhora que he a oito dias de Setembro, metidos num porto que se chamaua Madel, com receyo da lũa noua, que aquy neste clima vem muytas vezes taõ tempestuosa de ventos & chuuas, que não ha nauio que a possa aguardar, à qual tormenta os Chins chamão tufão, auendo ja tres ou quatro dias, que o tempo andaua toldado, & com mostras do que se receaua, & os juncos se vinhão meter não colheitas que achauão mais perto, prouue a nosso Senhor que na volta de muytos que neste porto entraraõ, fosse hum de hum cossayro muyto afamado que se chamaua Hinimilau, Chim de nação, que de Gentio que era se tornara Mouro auia pouco tempo, & parece, segundo se presumia, que prouocado pelos cacizes da seita Mafometica, que nouamente tinha tomado, ficou taõ inimigo do nome Christaõ, que dezia publicamẽte que lhe deuia Deos o Ceo pelo grande seruiço que lhe tinha feito na terra em a yr pouco a pouco despejãdo da mà geração Portuguesa, que por leite mamado nos peitos das mays se deleitaua em offensas suas como os proprios habitadores da casa do fumo; & assi por estas palauras, & por outras semelhãtes, dezia de nós cousas tão torpes & abominaueis, quais nunca se imaginaraõ.
  4. [624](Cap. 52) Do mais que Antonio de Faria passou neste rio Madel com a gente da terra, & do que fez despeis que se sahio delle.
  5. [634](Cap. 52) Apos isto, saindose deste porto de Madel, onde esteue quatorze dias, tornou a correr a costa pela enseada dentro, a ver se achaua nouas de Coja Acem, porque como este foy sempre o seu principal intento, pelo que atras fica dito, de nenhũa outra cousa trataua se não de o buscar por todas as partes, & nisto somente cuydaua & se desuellaua de dia & de noite.

(2) Objecto geográfico interpretado

Porto (rio). Parte de: Ainão.

Porto, rio. GT “rio que entra no golfo de Tonquim” não identificável, dá como possível o Nuong (18º 06’N, 106º 17’E). FMPP (vol 4, p. 24): rio de Hainan. FMP diz claramente no título do capítulo 50 que Madel é um porto da ilha de Ainão. A identificação de GT parece guiar-se pela descrição:

“demandar a costa de Ainão em busca de hum rio que se dezia Madel”

e ainda mais adiante:

“nesta enseada da Cauchenchina, estando nòs hum dia do nacimento de nossa Senhora que he a oito dias de Setembro, metidos num porto que se chamaua Madel”

Suponho que GT interpreta a costa de Ainão e enseada de Cauchenchina como sinónimos e, neste caso, referidos à parte continental do golfo de Tonquim. Não obstante, ainda compreendendo ambas referências no sentido mais amplo, incluiriam também a costa de Ainão que, na minha opinião, neste caso está usado num sentido restrito, referido à ilha. Assim a enseada da Cauchenchina seria a referência com um valor mais amplo que inclui tanto a parte continental quanto a ilha de Ainão. Se houver qualquer dúvida, no capítulo 52 (Do mais que Antonio de Faria passou neste rio Madel com a gente da terra, & do que fez despeis que se sahio delle) de novo FMP volve especificar onde estão ao se referir à autoridade do lugar: “o proprio Chaem desta ilha de Ainão”.

Sem identificarmos definitivamente o Madel com nenhum rio ou porto em particular aventuramos como possível, só por contexto e sem referência geográfica precisa, uma localização na foz do rio Haiku ou perto de 20° 2′ N, 110° 20′ E. FMPP (vol.4, p. 24) sem identificar, situa em Hainan (Ainão).

Possível. Localização orientativa.

Voltar ao índice de entidades