O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Mecuy. Mecuy 117(1), 122(1), 131(1).

Nas orações: 1573, 1646, 1780.

  1. [1573](Cap. 117) Hũa quarta feira treze dias do mez de Iulho do anno de 1544. sendo passada mais de meya noite se leuantou em todo o pouo hũa tamanha reuolta & vnião de repiques & gritas, que parecia que se fundia a terra, & acudindo nòs todos a casa de Vasco Caluo lhe pregũtamos pela causa daquelle tumulto, & elle cõ assaz de lagrimas, nos disse, que auia noua certa de estar el Rey da Tartaria sobre a cidade do Pequim, co mais grosso poder de gente que nenhum outro Rey nũca ajuntara no mundo, desde o tempo de Adão até aquella hora, no qual se affirmaua que vinhaõ vinte & sete Reys, & que se dezia que trazião comsigo hũ conto & oitocentos mil homẽs, de que os seiscẽtos mil eraõ de cauallo, que por terra eraõ vindos da cidade de Lançame, & de Famstir, & de Mecuy, dõde partiraõ com oitenta mil badas em que vinha o mantimento & toda a bagage, & o conto & duzentos mil de pé, vieraõ em dezasseis mil embarcaçoẽs de Laulees, & Iangaas pelo rio da Batampina abaixo, & que el Rey da China por se não atreuer a resistir a tamanho poder, se fora aforrado para o Nanquim.
  2. [1646](Cap. 122) Nesta casa estaua este Rey Tartaro acompanhado de muytos principes & senhores, & capitaẽs naturais & estrangeyros, entre os quais estauão os Reys de Pafua, Mecuy, Capimper, & Raja Benão, & o Anchesacotay, & outros Reys mais, que por todos fazião o numero de quatorze, os quais vestidos de vestiduras ricas, & de festa, estauão todos assentados ao pé da tribuna, afastados della dous ou tres passos: & ao longo della hum pouco mais afastadas estauão trinta & duas molheres muyto fermosas, que tangendo em differentes estromentos, fazião hũa musica muyto para folgar de ouuir.
  3. [1780](Cap. 131) O primeyro dia que partio, foy jantar a hũa villa pequena que se dezia Benau, & nella esteue até bẽ tarde, & foy dormir a hũa abadia por nome Pomgatur, & ao outro dia pela menham cedo se partio para Mecuy, donde aforrado cõ sós tres mil de cauallo seguio seu caminho por espaço de noue dias, passando por muytos & muyto nobres lugares, segundo mostraua a apparencia de fora, sem querer aceitar recebimento nem festas em nenhum delles, dando por razão que festas de pouo eraõ occasião para officiaes tyrannos roubarem os pobres, do qual Deos se auia por muyto desseruido.

(2) Objecto geográfico interpretado

Reino (cidade). Parte de: Cauchenchina.

Voltar ao índice de entidades