O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Meidoo. Meidoo 191(1), 193(1), 196(1).

Nas orações: 2866, 2912, 2956.

  1. [2866](Cap. 191) Avendo ja tres meses & noue dias que este tyranno Xemim de Çatão estaua pacifico Rey nesta cidade & reyno de Pegù, & sem receyo nem contradição de pessoa algũa, começou a distribuir indeuidamente, & fazer merce a quem queria dos beẽs que eraõ da coroa, donde se recreceraõ grandes escandalos, que foraõ causa de auerem muytas brigas & discordias entre muytos senhores, os quais por esta razão, & pela pouca justiça que o tyranno tinha no que fazia, se foraõ para diuersas terras, & reynos estranhos, & outros se passaraõ para o Xemindoo, o qual jâ neste tempo começaua a ter algum pequeno de nome, porque despois de fugido da batalha passada com os seis de cauallo, como atras disse, foy ter ao reyno de Ansedaa, onde pela efficacia dos seus sermoẽs, & pela autoridade de sua pessoa, aquirio a sy hũa grande quantidade de gente, & com o fauor & ajuda destes senhores que se passaraõ para elle, ajuntou hum corpo de sessenta mil homens, com os quais se veyo chegando para o Meidoo, onde dos naturais da terra foy bem recebido.
  2. [2912](Cap. 193) Pela qual causa era já tão mal quisto de toda a gẽte, que a mayor parte dos que trazia comsigo lhe fugiraõ para o Xemindoo, o qual neste tempo jà tinha por sy as cidades de Digum, Meidoo, Dalaa, & Coulão, ate os confins de Xaraa, das quais abalou a cercar este tyrãno cõ hum exercito de duzentos mil homẽs & cinco mil elifantes.
  3. [2956](Cap. 196) Gonçallo Pacheco & Nuno Fernandez cos mais Portugueses chegaraõ ao arrayal jâ cõ hũa hora de sol, & el Rey os mandou receber por Gibraidãosedaa senhor do Meidoo, hũ dos principais capitaẽs Bramaas que aly tinha comsigo, & de que muyto se fiaua, o qual vinha acompanhado de mais de cento de cauallo, com seis porteyros de maças.

Meydoo 190(1).

Nas orações: 2854.

  1. [2854](Cap. 190) E tambẽ me auisa que tem por noua muyto certa que o Xemindoo reforma o cãpo com determinaçaõ de vir sobre Cosmim & Dalaa, & senhorear pelo rio de Digum & Meydoo toda a comarca de Danapluu até Ansedaa, pelo que me manda que com toda a breuidade proueja logo estes lugares mais importantes com força bastante para resistir ao inimigo, & que olhe que se não perca nada por meu descuido, porque me não ha de receber desculpa nenhũa.

(2) Objecto geográfico interpretado

Cidade. Parte de: Pegù.

Voltar ao índice de entidades