O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Miaygimaa. Miaygimaa 211(1), 212(1), 213(1).

Nas orações: 3263, 3299, 3328.

  1. [3263](Cap. 211) Quando viraõ que por esta via não podião effeituar seu intento, parecendolhes que o podiaõ fazer por via de disputa, & de tal maneyra que o padre ficasse de todo desacreditado, determinaraõ para isto de se valerem de hum grande bonzo que elles tinhão, que era o cume de toda a sua sciencia, o qual estaua por mayoral em hum tẽplo daly doze legoas, por nome Miaygimaa.
  2. [3299](Cap. 212) Logo ao outro dia veyo o Fucarandono tundo de Miaygimaa, acompanhado de mais de tres mil bonzos que para esta disputa se ajuntaraõ, porem el Rey não quiz que delles todos entrassem mais que sós quatro, dizendo que o fazia por euitar vnião, & tambem porque não era honra sua delles virem tres mil contra hum só.
  3. [3328](Cap. 213) O padre entẽdendo a metafora, sahio logo á rua, onde el Rey o estaua esperãdo em pé, cõ sós tres ou quatro priuados seus comsigo, & romãdoo pela maõ, & os Portugueses hũ pouco atras afastados, o leuou cõ muyta hõra por todas as ruas até sua casa, onde os bõzos já estauão cõ muyta soma de gẽte nobre, & despois que se assẽtou, & fez quietar a casa, os bonzos tornaraõ de nouo a mouer outras questoẽs sobre a materia do dia de antes, & mostraraõ hum grande papel cheyo de repostas, o qual el Rey não quis ver dizendo, o que jâ se julgou hũa vez, não se pode julgar duas como vos quereis, por isso fallay em outra cousa, porque este padre esta jà embarcado para se partir, & o capitão não vos deue tanto por parentesco nẽ por amizade que por vosso respeito queyra perder sua viagẽ, & por isso lograiuos delle estes dous dias que aquy ha de estar se vos prouuer, ou vos tornai para Miaygimaa dõde viestes; a que elles respõderão que assi o fariaõ como a sua alteza lhes mãdaua, porẽ jâ que se aly achauaõ lhes desse licença para praticarẽ hũ pouco co padre em cousas boas que desejauão de saber delle em que naõ auia de auer porfia nenhũa, porque jà todos vinhaõ apostados a isso.

(2) Objecto geográfico interpretado

Templo. Parte de: Bungo.

Voltar ao índice de entidades