O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Mutipinão. Mutepinão 50(1).

Nas orações: 602.

  1. [602](Cap. 50) Vellejando nós daquy deste porto & rio de Mutepinão coa proa ao norte, pareceo bem a Antonio de Faria tornar a demandar a costa de Ainão em busca de hum rio que se dezia Madel, com determinação de ahy ás mares abicar o junco grande em que hia, por lhe fazer muyta agoa, ou se prouer, a troco do que quer que fosse, de outro milhor & mais estanque.

Mutipinão 47(2).

Nas orações: 568, 578.

  1. [568](Cap. 47) Antonio de Faria, logo ao outro dia pela menham quiz tornar a demandar a entrada do rio, porem foy auisado por hũs pescadores que se tomaraõ de noite, que por nenhum caso fosse surgir à cidade, porque ja là se sabia o que elle fizera a aquelle ladraõ, com o qual o Chileu Capitaõ & Gouernador daquella prouincia tinha feito praçaria, & lhe daua a terça parte de todas as presas que fazia, pela qual causa estaua là tudo tão reuolto, que ainda que desse a fazenda de graça lha não tomariaõ, quanto mais vendella por dinheyro; & que na entrada do porto estauão ja duas jangadas muyto grãdes com muyta soma de lenha, & de barris de alcatraõ, & fardos de breu, paraque em elle surgindo lhas lançassem, a fora mais de duzentos paraoos de remo, cõ muytos frecheyros & gente de guerra, cõ a qual noua Antonio de Faria por parecer dos que o milhor entendião, assentou de se yr a outro porto que lhe demoraua adiante daquelle quarenta legoas ao rumo de leste, o qual se chamaua Mutipinão, por auer nelle muytos mercadores ricos, assi naturaes como estrangeyros, que em cafilas vinhaõ da terra dos Lauhòs, & Pafuaas, & Gueos, com grande soma de prata.
  2. [578](Cap. 47) Nós vellejãdo daquy por nossa derrota prouue a nosso Senhor que em tres dias chegamos ao porto de Mutipinão que era o para onde hiamos, pela noua que Antonio de Faria tinha de poder aly vender a fazenda.

(2) Objecto geográfico interpretado

Porto (rio). Parte de: Cauchenchina.

Rio, porto. GT: em Ainão. FMPP (vol. 4, p. 27): porto na Cochinchina. A 12 dias de caminho de Quangepaarú (cap. 48), situo como possível e aproximado na costa do delta do Rio Vermelho.

Voltar ao índice de entidades