O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Pancruum. Pamcrùs 194(1).

Nas orações: 2924.

  1. [2924](Cap. 194) E aos noue dias de Março do anno de 1552. abalou do Tanguu, que era a sua patria, com hum exercito de trezentos mil homẽs, de que os cinquenta mil sómente eraõ Bramaas, & todos os mais eraõ Moẽs, Chaleus, Calaminhás, Sauadis, Pamcrùs, & Auaas: assi que destas seis naçoẽs era a mayor parte de toda esta gente, as quais habitaõ pelos rumos de Leste & Lesnordeste o sertão destes reynos, em distancia de mais de quinhentas legoas, como se pode ver num mapa, se a sua graduação estiuer verdadeyra.

Pancrùs 95(1).

Nas orações: 1176.

  1. [1176](Cap. 95) E em todas estas trezẽtas & quinze legoas não ha mais entradas que sós cinco que os rios da Tartaria fazem por estas partes, pelos quais decendo com impetuosa corrente, com que cortão por este sertão espaço de mais de quinhentas legoas, se vão meter no mar da China & da Cauchenchina, & hum destes, porque he mais poderoso que os outros, vay sayr no reyno Sornau (aque o vulgar chama Sião) pela barra de Cuy, & em todas estas cinco entradas o Rey Chim tem hũa força, & o Tartaro outra, em cada hũa das quais o Chim tem sete mil homẽs continuos aque paga muyto grandes soldos, de que os seis mil saõ de pè, & os mil de cauallo, & a mayor parte desta gente he estrangeyra, como saõ Mogores, Pancrùs, Champas, Coraçones, & Gizares da Persia, & outros de outras muytas terras & reynos que pelo amago deste sertão habitão, porque na verdade os Chins não saõ muyto homẽs de guerra, porque alem de serem pouco praticos nella, saõ fracos de animo, & algum tanto carecidos de armas, & de todo faltos de artilharia.

Pancruum 88(1).

Nas orações: 1047.

  1. [1047](Cap. 88) O primeyro he este por nome Batampina, que atrauessãdo pelo meyo deste imperio da China trezẽtas & sessenta legoas, faz sua entrada no mar pela enseada do Nanquim em trinta & seis graos; o segundo, por nome Lechune, tẽ sua euasaõ cõ grandissimo impeto ao longo dos montes de Pancruum, que diuidẽ a terra do Cauchim, & o senhorio de Catebenão, que pelo sertão confina co reyno de Chãpaa em dezasseis graos.

(2) Objecto geográfico interpretado

Nação (montes). Parte de: Indochina.

Montes, gentílico. FMP (cap. 88) situa os montes de Pancurrum ao longo do rio Lechune, identificado com o Mekong. Ademais “diuidẽ a terra do Cauchim, & o senhorio de Catebenão, que pelo sertão confina co reyno de Chãpaa em dezasseis graos”. Sendo o Cauchim o norte actual Viet-Nam até o reino de Champã, hoje Viet-Nam central. A descrição leva logo a identificar com as montanhas Anamitas que correm a leste todo ao longo do curso do Mekong. As formas Pancrùs (cap. 95) e Pamcrùs (cap. 194) aparecem como gentílicos para nomear a gentes das que não se dá nenhuma informação mas num contexto (especialmente cap. 195) que remite à Indochina e faz de novo muito provável a identificação com povos que habitam nos montes Anamitas.

Voltar ao índice de entidades