O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Papuaas. Papuaas 143(1), 149(1), 214(1).

Nas orações: 1991, 2111, 3347.

  1. [1991](Cap. 143) Iaz mais ao Nornoroeste desta terra Lequia hum grande arcipelago de ilhas pequenas, donde se traz muyto grande quantidade de prata, as quais, segundo parece, & eu sempre sospeitey pelo que vy em Maluco nos requerimentos que Ruy Lopez de Vilhalobos general dos Castelhanos fez a dõ Iorge de Castro capitaõ que entaõ era da nossa fortaleza Ternate, deuẽ de ser as de que esta gente tem algũa noticia, as quais nomeauão por islas platarias; ainda que não sey com quãta razão, porque segundo o que temos visto & lido, assi em Ptolomeu como nos mais que escreueraõ da geografia, nenhum destes ouue que passasse do reyno de Sião & da ilha Çamatra, senão sós os nossos Cosmographos, os quais do tempo de Afonso Dalbuquerque para câ passaraõ hum pouco mais adiante, & tratarão ja dos Selebres, Papuaas, Mindanaos, Champaas, China, & Iapaõ, mas não ainda dos Lequios, nẽ dos mais arcipelagos que na grandeza deste mar estão ainda por descubrir.
  2. [2111](Cap. 149) E querendo este Rey Bramaa por grandeza de estado festejar esta entrega do Chaubainhaa, mandou que todos os capitaẽs estrangeyros com sua gente armada & vestida de festa se pusessem em duas fileyras a modo de rua para vir por ella o Chaubainhaa, o que logo foy feito, & esta rua tomaua desda porta da cidade até a sua tenda que seria distancia de dous terços de legoa, na qual rua estauão trinta & seys mil estrangeyros, de quarenta & duas naçoẽs, em que auia Portugueses, Gregos, Venezeanos, Turcos, Ianiçaros, Iudeus, Armenios, Tartaros, Mogores, Abexins, Raizbutos, Nobins, Coraçones, Persas, Tuparaas, Gizares, Tanocos da Arabia Felix, Malauares, Iaos, Achẽs, Moẽs, Siames, Lusoẽs da ilha Borneo, Chacomaas, Arracoẽs, Predins, Papuaas, Selebres, Mindanaos, Pegùs, Bramâs, Chaloẽs, Iaquesaloẽs, Sauadis, Tãgus, Calaminhãs, Chaleus, Andamoens, Bengalas, Guzarates, Andraguirees, Menancabos, & outros muytos mais a que não soube os nomes.
  3. [3347](Cap. 214) Ao outro dia pela menham despois que o nosso santo padre com todos os Portugueses se despidio del Rey, o qual nesta despidida lhe fez as honras & o gasalhado que sempre custumara, nos viemos embarcar, & nos partimos desta cidade Fucheo, & vellejamos por nossa derrota à vista de terra atè hũa ilha del Rey de Minâcoo chamada Meleitor, & atrauessando daquy com ventos de moução tendente, continuamos nosso caminho por espapo de sete dias, no fim dos quais o tempo com a conjunçaõ da lũa noua nos saltou ao Sul, & ameaçandonos com chuueyros & mostras de inuerno, veyo em tamanho crecimento, que nos foy forçado arribar em fim de roda com a proa ao rumo de Nornordeste por mar incognito, & nunca nauegado de naçaõ nenhũa, sem sabermos por onde hiamos, entregues de todo ao arbitrio da fortuna & do tẽpo, com hũa taõ braua & taõ excessiua tormenta, qual os homẽs nunca imaginaraõ, que nos durou cinco dias: & como em todos elles nunca vimos o Sol para o piloto saber porque altura caminhaua, só pela sua fraca estimatiua, sem conta de graos nem de minutos, pouco mais ou menos foy demandar a paragem das ilhas dos Papuaas, Selebres, & Mindanous que distauaõ daly seiscentas legoas.

Papuas 180(1).

Nas orações: 2678.

  1. [2678](Cap. 180) E vendo que a terra era deserta de gente, & muyto pouoada de elifantes & de tigres, nos subimos em hũas aruores siluestres, para nellas escaparmos por então à grande multidão destes, & de outros animais que aly tinhamos visto; & quando nos pareceo que podiamos caminhar com menos perigo, nos tornamos a ajuntar, & nos metemos pela espessura do mato andãdo de hũa parte para a outra com muytos gritos & prantos, sem sabermos atinar com cousa que pudesse ser meyo de nossa saluação; porem a diuina misericordia que nũca aparta os olhos dos necessitados & miseraueis da terra, ordenou então que por hum esteyro de agoa doce que de dentro do mato vinha demandar o mar, vissemos vir hũa barcaça carregada de madeyra & de lenha, em que vinhão noue negros Iaos, & Papuas, os quais em nos vendo, parecẽdolhe que eramos diabos (como elles despois nos confessaraõ) se lançarão todos na agoa, & deixaraõ a embarcaçaõ erma sem ficar nella pessoa nenhũa, mas despois que entenderaõ que eramos gẽte perdida, se seguraraõ, & ficarão quietos no sobresalto que primeyro tiueraõ.

(2) Objecto geográfico interpretado

Ilhas (ilhas). Parte de: Insulíndia.

Referente contemporâneo: Provinsi Papua Barat, Indonesia (AS). Lat. -0.865310, long. 134.061180.

Gentílico, arquipélago. GT: no XVI, noroeste da Nova Guiné e ilhas a ocidente. FMPP (vol 4, p. 75) menciona como possível variante o gentílico de Pafuaas, aparece claramente relacionado por FMP com o Sudeste da Ásia e ainda mais especifica e inequivocamente (Cap. 112) com a terra firme no continente asiático frente aos arquipélagos. São pelo tanto referências toponímicas totalmente distintas.

Voltar ao índice de entidades