O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Banchaa. Banchaa 146(2), 183(4).

Nas orações: 2036, 2044, 2729, 2734, 2735.

  1. [2036](Cap. 146) E porque el Rey, por elle ser Turco, o tinha em conta de homem inuenciuel, & para mais que todos os seus, o mãdou então vir da frontaria onde estaua com trezentos Ianiçaros que tinha comsigo, & fazendolhe hũa grossa merce de dinheyro, o fez general da costa deste mar com prouisoẽs de Rey absoluto sobre todos os Oyaas, que saõ como duques, para desafrõtar estes pouos das auexaçoẽs que os nossos lhe fazião, & lhe prometeo de o fazer duque de Banchaa, que he hum estado muyto grande, se lhe trouxesse as cabeças dos quatro capitaẽs Portugueses.
  2. [2044](Cap. 146) As cinco naos dos Guzarates se fizeraõ na volta do mar, & as dez vellas de remo se foraõ direytas à ilha, onde chegarão quasi às Aue Marias, & o Turco mandou logo espiar o porto onde tinha por nouas que os nossos estauão, & se veyo a remo por na boca da angra, por lhe ficar assi a presa mais segura, & com tençaõ de tanto que fosse menham tomar todos os nossos âs mãos, & atados com cordas, como elle dezia, os apresẽtar ao Sornau de Sião, porque isso era o porque lhe tinha prometido o estado de Banchaa, como atras fica dito.
  3. [2729](Cap. 183) A hum destes por nome Quiay Raudiuaa homem nobre & esforçado, & de quẽ el Rey se seruia muytas vezes coube yr à comarca de Banchaa, na qual os mais dos homens saõ muyto ricos, assi de dinheyro como de fazenda, & pela mayor parte dado ás delicias & regalos do corpo, & gastão sempre o mais do tempo em banquetes, & jogos, & outras muytas cousas agradaueis à vida.
  4. [2734](Cap. 183) E preguntandolhes pela idade que tinhão, & de que eraõ doentes, & por que causa vinhão taõ pobremente vestidos, elles todos quatro por hũa boca lhe contaraõ todo o negocio como passara em Banchaa, de que el Rey ficou assaz colerico, & mandando logo vir perante sy o Quiay Raudiuaa, despois que em publico o afrõtou com palauras, o mandou atar de peis & de mãos, & mandando derreter cinco turmas de prata lhas mandou lançar pela boca diante de sy, de que logo morreo, & despois que o vio morto lhe disse, se cinco turmas bastaraõ para te matar, como te parecia que te não matariaõ cinco mil que tomaste de peita por escusares os couardes de Banchaa?
  5. [2735](Cap. 183) Deos te perdoe tua cubiça, & a mym o pouco castigo que te dey por ella; & logo daly sem esperar mais hum momento mandou a casa do morto, & lhe trouxeraõ as cinco mil turmas que tinha tomado de peita, & as mandou perante sy repartir por todos aquelles velhos & doentes & pobres que o Raudiuaa trouxera que seriaõ mais de tres mil, & o dinheyro das cinco mil turmas montaua sessenta mil cruzados da nossa moeda, & os mandou para suas casas, encomendandolhes que lhe rogassem a Deos pela vida; & aos escusos que peitaraõ as cinco mil turmas, mandou vestir como molheres, & os degradou para hũa ilha que se chamaua Pullo catão, & lhes mandou tomar as fazendas como a fracos, para as repartir pelos que milhor pelejassem naquella guerra; & porque vio que hum Portuguez de cento & sessenta que então leuou comsigo, ficara hum pouco mais atras num cometimento que os nossos fizeraõ, em que ganharaõ a principal força que os inimigos tinhão tomada na cidade de Lantor, lhe mandou que se tornasse para Siaõ, pois não era como os outros que com elle ficauão, & que em quanto ahy estiuesse não saisse fora de casa, nem se chamasse mais Portuguez, so pena de lhe mandar por isso rapar a barba como aos caualeyros escusos de Banchaa, pois na couardia era tal como elles, & a todos os mais que, como disse, eraõ cẽto & sessenta, pelo honroso feito que lhes vio fazer mandou dobrar o soldo tres vezes, & quitar os direytos de suas fazendas, & lhes deu licença que pudessem em qualquer lugar do seu reyno fazer igrejas em que o nome do Deos Portuguez fosse adorado, porque claro estaua que era muyto milhor que todos os outros.

ilha de Banchaa 141(1).

Nas orações: 1952.

  1. [1952](Cap. 141) Esta carta hia assinada por mais de cem molheres das principais de toda a cidade, & foy mandada por hũa donzella filha do Mandarim Comanilau Gouernador da ilha de Banchaa, que jaz ao Sul desta dos Lequios, a qual donzella partio o mesmo dia que chegou a sentença, ja com duas horas de noite, por ser assi necessario, acompanhada de dous irmãos seus, & de outros dez ou doze parentes, todos gente muyto nobre & dos principais da cidade.

(2) Objecto geográfico interpretado

Ilha. Parte de: Asia Oriental.

Ilha. GT refere-se a FMP e identifica como as ilhas Batam ou Bashee ao Sul da ilha Formosa. FMP descreve :‘ilha de Banchaa, que jaz ao sul desta dos Lequios’. Há também um topónimo com variantes Banchà e Banchaa que se refere a uma comarca do Sião sem identificar.

Voltar ao índice de entidades