O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Pullo timão. Pullo Timão 33(1).

Nas orações: 382.

  1. [382](Cap. 33) Partindo eu de Malaca cõ este dessenho, aos sete dias da minha viagem, sendo hũa noite tanto auante como a ilha de Pullo Timão, que pode ser nouenta legoas de Malaca, & dez ou doze da barra de Pão, quasi meyo quarto dalua passado, ouuimos por duas vezes hũa grande grita no mar, & não vẽdo nada por causa do grande escuro que ainda fazia, ficamos todos muyto suspensos, porque não sabiamos atinar co que aquillo seria, & mareando as vellas, fomos guinando para onde tinhamos ouuido o tom da grita, vigiando todos cos rostos baixos, para vermos se podiamos deuisar o que aquillo fosse.

Pullo timão 220(2).

Nas orações: 3466, 3469.

  1. [3466](Cap. 220) E partidos deste porto de Patane corremos dous dias cõ ventos Suestes de moução tendente ao lõgo da costa de Lúgor & Sião, & atrauessando da barra de Cuy para yrmos demandar Pullo Cambim, & dahy as ilhas de Cantão, com fundamento de esperarmos ahy a conjunçaõ da lũa noua, nos sobreueyo hum temporal de ventos Oessuduestes (que saõ os que ordinariamente reynão nesta costa o mais do anno) taõ tempestuoso que de todo estiuemos perdidos, pelo que nos foy forçado arribarmos outra vez à costa do Malaya, & chegando a hũa ilha que se chama Pullo timão, tambem nella corremos assaz de perigos assi de tormentas, como de trayçoẽs da gente da terra.
  2. [3469](Cap. 220) Desta ilha de Pullo timão nos fizemos à vella hũa sesta feyra sete dias de Iunho do mesmo anno de 1555. & atrauessando a terra firme do reyno Champaa, vellejamos ao longo da costa com ventos galernos de moução tendente, & em doze dias mais fomos surgir em hũa ilha que se dezia Pullo Chãpeiloo na enseada da Cauchenchina, onde fizemos nossa agoada em hũa muyto fresca ribeyra que decia do cume da serra, por entre hũa grande penedia jũto da qual em hũa lagea muyto alta estaua esculpida hũa Cruz muyto fermosa, cõ as quatro letras do titulo, & abaixo do pee obra de quatro dedos estaua por algarismo era de 1518. & hũas seis letras que em breue dezião Duarte Coelho.

(2) Objecto geográfico interpretado

Ilha. Parte de: Malayo.

Referente contemporâneo: Pulau Tioman, Malaysia (AS). Lat. 2.797200, long. 104.166000.

Ilha. GT: Pulo Tioman em 2º 46′ N, 104º 10′ E. FMP situa a aproximadamente 90 léguas de Malaca e 10-12 da barra de Pão.

Voltar ao índice de entidades