O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Solor. Solor 35(1), 36(1), 189(1).

Nas orações: 399, 415, 2826.

  1. [399](Cap. 35) Tomè Lobo se deu tanta pressa em vender a fazenda, como quem se temia do que lhe tinhão certificado, & fez tão bõ barato della, que em menos de oito dias as casas estauão despejadas de toda a roupa, & não querendo tomar pimenta, nem crauo, nem outra droga nenhũa que pudesse fazer pejo, a trocou somente por ouro de Menancabo, & por diamantes que ahy tinhão vindo nos jurupangos de Laue, & de Tanjampura, & por algũas perolas de Borneo & Solor.
  2. [415](Cap. 36) Este Antonio de Faria trazia hũs dez ou doze mil cruzados em roupas da India que em Malaca lhe emprestaraõ, as quais eraõ de tão mà digestaõ naquella terra, que não auia pessoa que lhe prometesse nada por ellas, pelo que vendose elle de todo desesperado de as poder gastar, determinou de inuernar aly até lhe buscar espediente por qualquer via que fosse possiuel; & foy acõselhado por algũs homẽs mais antiguos na terra que a mandasse a Lugor, que era hũa cidade do reyno Sião mais abaixo para o norte cem legoas, por ser porto rico, & de grande escala, em que auia grande soma de jũcos da ilha da Iaoa, dos portos de Laue, Tanjampura, Iapara, Demaa, Panaruca, Sidayo, Passaruaõ, Solor, & Borneo, que a troco de pedraria & ouro costumauão a comprar bem aquellas fazendas.
  3. [2826](Cap. 189) Affirmão algũs que tem dentro em sy quatrocentos mil fogos, dos quais os cem mil saõ de naçoẽs estrãgeyras de muyto diuersas partes do mundo, porque como este reyno he muyto rico em si & de grãdissimo trato para todas as prouincias & ilhas da Iaoa, Baile, Madura, Angenio, Borneo, & Solor, não ha anno que não naueguẽ de mil jũcos para cima, a fora outros nauios pequenos de que todos os rios & portos estão sempre occupados.

(2) Objecto geográfico interpretado

Ilha (porto). Parte de: Insulíndia.

Porto, ilha, gentílico. Santos Alves (FMPP vol. 3, p. 76), Claude Guillot
(FMPP vol. 3, p. 232) e Flores e Breazeale (FMPP vol. 3, p. 248) identificam com a ilha de Solor entre Timor e as Flores. Não obstante, Thomaz (2002: 574) refere a forma Solor e o seu reino, nas ilhas Sulu, nas Filipinas, em 6º N, 121º E. O feito de que em FMP a forma Solor apareça de par de Borneo faz mais provável esta outra localização.

Voltar ao índice de entidades