O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Tinagoogoo. Tinagoogoo 158(2), 159(3), 161(2), 162(1).

Nas orações: 2237, 2252, 2253, 2257, 2267, 2296, 2307, 2323.

  1. [2237](Cap. 158) Do caminho que fizemos atê chegarmos ao pagode de Tinagoogoo.
  2. [2252](Cap. 158) E porque o embaixador adoeceo aquy de hũ inchaço nos peitos, foy acõselhado que não passasse adiãte até não ser saõ delle, pelo que assentou cõ algũs dos seus de se yr curar a hũa grande enfermaria que estaua daly doze legoas adiante em hũ pagode por nome Tinagoogoo, que quer dizer, deos de mil deoses, para onde partio logo, & chegou là hum sabbado ja quasi noite.
  3. [2253](Cap. 159) Do sitio & fabrica deste pagode de Tinagoogoo, & do grande concurso de gente que a elle vem.
  4. [2257](Cap. 159) Mas porque não fique em falta com a promessa que atras fiz de dar informação deste pagode de Tinagoogoo, quero agora deixar o embaixador fazer seu caminho, & tornarme ao pagode, & dizer breuemẽte algũa cousa das muytas que nelle vimos, para que vejamos eu & os Christaõs que saõ taõ descuydados na vida como eu, quão pouco fazemos por nos saluarmos em cõparação do muyto que estes cegos & miseraueis fazem para se perderem.
  5. [2267](Cap. 159) No meyo destes vinte & quatro mosteyros, em hum jardim fechado com tres ordẽs de grades de latão, com arcos a cada dez braças laurados de macenaria muyto rica, com seus curucheos cozidos em ouro, & com muytas campainhas de prata que continuamente estão tangendo co mouimento que faz nellas o ar que lhes dá, estaua a capella do idolo Tinagoogoo que he o deos de mil deoses, em hũa charolla redonda, toda dalto abaixo forrada de pranchas de prata, com muyta soma de candieyros do mesmo.
  6. [2296](Cap. 161) E despois que o impeto da gente deu algũa euasaõ, que foy aos dous dias deste concurso, nos fomos em sua cõpanhia acima ao templo do Tinagoogoo, & ainda então com trabalho chegamos ao outeyro onde elle estaua fabricado, no qual auia seys ruas muyto compridas, cheyas todas de balanças pinduradas de tirantes de bronzo, nas quais se pesaua infinita gente para cumprimento de votos que em aduersidades & doenças tinha feitos, & para remissaõ de quantas culpas tinhaõ cometidas contra Deos desde que souberaõ peccar até aquella hora; & segundo o prometimento, ou a graueza da culpa; ou a possibilidade que cada hum tinha, assi se pesaua.
  7. [2307](Cap. 161) Despois que o embaixador se deteue hum espaço nestas ruas das balanças, passando mais adiante por todas as estaçoẽs dos sacrificios, esmollas, entremeses, bailes, autos, musicas, & lutas, chegamos â casa do Tinagoogoo com assaz de afrõta & trabalho, por ser a gente tanta em tanta quãtidade, que não auia romper por ella por muyto que nisso se trabalhasse; a qual casa era de hũa sô naue, mas muyto comprida, larga, & espaçosa, & muyto rica & bem concertada, com infinidade de luminarias de cera, & de candieyros de prata de dez doze torcidas cada hum, & muytos cheyros de aguila & beijoim.
  8. [2323](Cap. 162) Despois de vistas todas estas cousas cõ assaz espanto de todos, nos partimos deste pagode de Tinagoogoo, & cõtinuamos nosso caminho por espaço de mais treze dias em que chegamos a duas muyto grandes cidades, situadas à borda do rio defrõte hũa da outra em distãcia de pouco mais de hũ tiro de pedra, hũa por nome Manauedee, & outra Singilapau, & no meyo do rio, que aquy jâ era mais estreito, estaua hũ ilheo redondo que a natureza aly criara em pedra viua de trinta & seys braças dalto, & mais de hum tiro de besta em largo, no meyo do qual estaua edificado hum castello roqueyro cõ noue baluartes, & cinco torres.

(2) Objecto geográfico interpretado

Pagode (edifício, pagode). Parte de: Chipanocão.

Voltar ao índice de entidades