O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Vpe. Vpe 14(1), 203(1).

Nas orações: 151, 3085.

  1. [151](Cap. 14) E embarcãdose logo na lanchara em que viera, se partio, & o foraõ acompanhando dez ou doze baloẽs até a ilha de Vpe que estaua daly pouco mais de meya legoa, onde o Bendara de Malaca, que he o supremo no mando, na honra, & na justiça dos Mouros, por mandado de Pero de Faria lhe deu hum grande banquete ao seu modo, festejado com charamellas, trombetas, & ataballes, & com musicas de boas falas a Portuguesa, com arpas, & doçaynas, & violas darco, que lhe fez meter o dedo na boca, que entre elles he sinal de grandissimo espanto.
  2. [3085](Cap. 203) Neste tempo começando jâ de esclarecer a menham, se enxergou da fortaleza hũa grande quantidade de vellas de remo, com muitas bandeyras, & estendartes de seda, & mandandolhe o capitão atirar com algũas peças grossas para os assombrar, elles assi como estauão em hũa ala fechados, se foraõ retirando para a ponta da ilha de Vpe, que estaria daly pouco mais de hum terço de legoa, onde sobolo remo esperaraõ até quasi a vespera, com estrondos de gritas muyto grandes, como que ganharaõ algũa grande vitoria.

(2) Objecto geográfico interpretado

Ilha. Parte de: Malaca.

Referente contemporâneo: Pulau Upeh, Malaysia (AS). Lat. 2.192600, long. 102.203100.

Ilha. GT: Pulo Upeh em 2º 12′ N, 102º 12′ E. Daniel Perret (FMPP: vol. 3, p. 52) subúrbio ao norte do rio Malaca. FMP dá uma distância de pouco mais de ½ légua de Malaca na primeira ocorrência (cap. 14) e 1/3 de légua (cap. 203) na segunda. Em qualquer caso indica que é uma ilha e situa a uma distância aproximada que coincide com Pulo Upeh.

Voltar ao índice de entidades