O lugar no contexto

(1) Entidade geográfica mencionada

Xeque. Xeque 223(2), 225(1), 226(2).

Nas orações: 3520, 3528, 3585, 3586, 3587.

  1. [3520](Cap. 223) Partido eu da cidade, cheguey o outro dia âs noue horas a hũ lugar que se dezia Fingau que seria hũ quarto de legoa da fortaleza de Osquy, donde por hũ dos Iapoẽs que leuaua comigo mandey dizer ao Osquim dono capitão della como eu era aly chegado, & que trazia hũa embaixada do Visorrey da India para sua alteza, pelo que lhe pedia me mandasse dizer quando queria que lhe fallasse; a que me elle respondeo logo por hũ seu filho, que a minha vinda cõ a de todos os meus cõpanheyros fosse muyto boa, & que jâ tinha mandado recado a el Rey à ilha do Xeque para onde fora ante menham cõ muyta gente a matar hũ grãde peixe, a que se não sabia o nome, que do centro do mar aly viera ter com outra grande soma de peixes pequenos, & que pelo ter cercado já num esteyro lhe parecia que não poderia vir senão de noite, mas que do que sua alteza lhe respondesse me mandaria logo recado, mas que entre tanto descançasse noutras casas milhores em que me mãdaua apousentar, onde seria prouido de tudo o necessario, porque toda aquella terra era tanto del Rey de Portugal como Malaca, Cochim, & Goa.
  2. [3528](Cap. 223) Acabado isto, se partio logo desta ilha do Xeque para Osquy, & chegou a sua casa jà com hũa hora de noite, onde foy recebido de todos os seus com muyta festa & regozijo ao seu modo, & lhe deraõ os parabẽs de tão honroso feito como fora o daquella balea, atribuindo a elle só o que os outros fizeraõ, que este perjudicial vicio da adulação he taõ natural das cortes & das casas dos principes, que até entre o barbarismo da gentilidade lhe não faltou seu lugar.
  3. [3585](Cap. 225) Com esta carta & presente me torney á nao que estaua surta daly duas legoas no porto de Xeque, onde achey jâ embarcado o padre mestre Belchior com todos os mais da sua companhia, & dahy nos partimos ao outro dia que foraõ 14. de Nouembro do anno de 1556.
  4. [3586](Cap. 226) Do que passey despois que partimos deste porto do Xeque atê chegar â India, & dahy a este reyno.
  5. [3587](Cap. 226) Vellejãdo nos deste porto do Xeque por nossa derrota cõ vẽtos Nortes de moução tendẽte, chegamos a Lampacau aos quatro de Dezembro, onde achamos seis naos Portuguesas, de que era capitaõ mòr hum mercador que se chamaua Francisco Martinz, feitura de Francisco Barreto que então gouernaua o estado da India por successaõ de dõ Pedro Mascarenhas, & porque jà a este tempo a monção da India era quasi gastada; não fez aquy o nosso capitão dom Francisco Mascarenhas mais detença que em quanto se proueo de mantimentos para a viagem.

(2) Objecto geográfico interpretado

Ilha (porto). Parte de: Bungo.

Referente contemporâneo: Saganoseki, Japan (AS). Lat. 33.247800, long. 131.870830.

Ilha, porto. GT: possível Tsukumi ou Saili em 32º 57′ N, 131º 54′ E. Jurgis Elisonas (FMPP: vol. 3, p. 291): Saganoseki, em Bungo, parte da cidade de Oita.

Voltar ao índice de entidades